
Informações sobre a Foto
Nova Pareidolia descoberta na superfície lunar - 29-04-2026.
A DESCOBERTA DE UMA NOVA PAREIDOLIANA SUPERFÍCIE LUNAR:
A rotina de observar e fotografar a Lua de forma sistemática, de vez em quando, nos revela descobertas interessantes, que não estão catalogadas pela International Astronomical Union - IAU e nem aparecem indicadas em mapas lunares impressos ou on-line. Exemplos disso, são as crateras fantasmas (não catalogadas pela IAU) descobertas e fotografadas através dos telescópios do nosso Observatório Lunar (www.vaztolentino.com e www.vaztolentino.com.br), que viraram notícias no Brasil, EUA e Austrália, além de algumas interessantes e inéditas pareidolias, que também foram descobertas e fotografadas por nós!
O QUE É PAREIDOLIA?
É um termo que descreve o “efeito psicológico” de enxergar a imagem de algo familiar numa formação aleatória ou de natureza diversa, como por exemplo, enxergar o perfil de um animal na feição de uma nuvem.

Foto: Redditor Karzdan.
E NA LUA?
Na superfície lunar existem inúmeras e belas formações naturais, tais como crateras, cordilheiras, canais, escarpas etc. Todas elas foram criadas por vulcanismo, tectonismo ou impacto de corpos vindos do espaço (processos geológicos).
Porém, também existem aquelas visões efêmeras diferenciadas, que são criadas devido aos movimentos lunares. Tais movimentos causam mudanças na interação da “dupla dinâmica” luz e sombra. As mudanças na configuração da interação “luz e sombra”, alteram o aspecto visual das formações lunares naturais, criando novidades observacionais e algumas pareidolias.
Além disso, também existem algumas formações lunares reais ou naturais, cujos formatos nos faz lembrar de algo conhecido. Exemplo disso, foi a inédita descoberta do “Mapa do Brasil na Lua” (com a capital Brasília indicada por um pequeno impacto), feita por nosso Observatório Lunar, em fevereiro de 2011:

Foto: O "Mapa do Brasil na Lua", com marcação da Capital Federal, descoberto por nosso Observatório Lunar em fevereiro de 2011. Frame único.
PAREIDOLIAS DAS LETRAS NA LUA:
Existem algumas famosas pareidolias lunares criadas pela “dupla dinâmica” luz e sombra, que são mundialmente conhecidas. Exemplos clássicos são o “Lunar X” e o “Lunar V”.
Ambos são visíveis junto ao terminadouro (linha que separa o dia da noite), quando a fase lunar está bem próxima do quarto-crescente. Tais visões são efêmeras e observáveis apenas por cerca de quatro horas, até que o Sol nascente (vindo do leste) comece a iluminar toda a região, fazendo desaparecer as pareidolias.

Foto: As mundialmente conhecidas pareidolias “Lunar V” e “Lunar X”, registradas por nosso Observatório Lunar em abril de 2023. Frame único.
Porém, existem outras interessantes pareidolias que foram descobertas por nosso Observatório Lunar, que somente são conhecidas por quem acessa nosso website, onde publicamos periodicamente fotos e artigos. Como exemplos dessas descobertas, podemos citar, o pequeno “X do Tesouro”, o “Casulo de Seda Branca” e a “Cabeça de Lobo na Lua”:

Foto: A pareidolia “o pequeno X do Tesouro”, descoberto por nosso Observatório Lunar em abril de 2012. Frame único.

Foto: A pareidolia “o Casulo de Seda Branca” descoberto por nosso Observatório Lunar em novembro de 2013. Frame único.

Foto: A pareidolia “a Cabeça de Lobo na Lua” descoberta por nosso Observatório Lunar em junho de 2014. Frame único.

A NOVA PAREIDOLIA LUNAR DESCOBRETA EM 29 DE ABRIL DE 2026:
Nas selenofotografias obtidas por nosso Observatório Lunar na noite de 29 de abril de 2026, quando a Lua estava a dois dias para atingir a fase cheia, uma delas me chamou a atenção. A referida foto registrava a região oeste do Mare HUMORUM (diâmetro do anel central: 389 km), onde apareciam as crateras VIETA (diâmetro: 87 km, profundidade: 4,5 km), FOURIER (diâmetro: 51 km, profundidade: 2,98 km), CAVENDISH (diâmetro: 56 km, profundidade: 2,55 km), HENRY (diâmetro: 41 km, profundidade: 2,63 km) e HENRY FRÈRES (diâmetro: 41,7 km, profundidade: 3,75 km).

Foto: Lua na fase crescente, a dois dias de se tornar cheia, em 29 de abril de 2026, 20:45:34 (23:45:34 UT), mostrando a região enfocada. Frame único.
Observando cada detalhe da foto, percebi uma pequena “imagem familiar”, localizada na borda sul da cratera irregular Byrgius S (diâmetro: 45,94 km). Tal imagem apresentava-se como um pequeno “X”, ou seja, um novo pequeno “X” que marcaria um novo local para um suposto novo tesouro enterrado!
Foto: A região enfocada, onde estão localizadas as crateras VIETA, FOURIER, CAVENDISH, HENRY e HENRY FRÈRES. Frame único em 29 de abril de 2026, 20:26:38 (23:26:38 UT).
Utilizando ferramentas do LRO QuickMap da NASA, apesar de não discernir claramente o pequeno “X” mesmo com zoom, consegui fazer medições na região, que me indicaram um provável diâmetro em torno de 13 km para o pequeno “X”.
Isto posto, a partir desta nova descoberta, de agora em diante, aumentamos o portfólio de pareidolias e podemos procurar por três letras “X” na superfície lunar!

Foto de frame único em 29 de abril de 2026, 20:26:38 (23:26:38 UT).

