Estações do Ano
Estações do ano tem seus inícios nos Solstícios e Equinócios.
No Hemisfério Sul, as datas de início das estações do ano são as seguintes (o dia e hora exatos variam de um ano para outro):
Equinócio de Outono: 21 de março;
Solstício de Inverno: 21 de junho;
Equinócio de Primavera: 23 de setembro;
Solstício de Verão: 21 de dezembro.
Na astronomia, Solstício é o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador.
Definimos o momento de um Solstício como aquele em que o Sol, visto da Terra, se encontra o mais distante possível do “equador celeste” (23,5o para o Norte ou para o Sul) ou (23,5 graus para o Norte ou para o Sul); o que corresponde ao instante em que um Hemisfério está o mais voltado possível para o Sol.
Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: no início do verão em dezembro e no início do inverno em junho. O dia e hora exatos variam de um ano para outro. Quando ocorre no verão, significa que a duração do dia é a mais longa do ano. Analogamente, quando ocorre no inverno, significa que a duração da noite é a mais longa do ano.
Na astronomia, Equinócio é definido como um dos dois momentos em que o Sol, em sua órbita aparente, (como vista da Terra), cruza o plano do equador celeste (a linha imaginária do equador terrestre projetada na esfera celeste). Mais precisamente é o ponto onde a eclíptica (“caminho” ou trajetória aparente do Sol na esfera celeste) cruza o equador celeste.
A palavra equinócio vem do latim, aequus (igual) e nox (noite), e significa "noites iguais", ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo.
Nos Equinócios vemos o Sol sobre essa linha. No nosso Solstício de Inverno, vemos o Sol 23,5o ao Norte e no Solstício de Verão 23,5o ao Sul dessa linha.
Os astrônomos por convenção definiram uma linha imaginária no céu, que chamamos de "equador celeste", que fica exatamente sobre o equador terrestre.
O momento de um equinócio é aquele em que o Sol passa sobre o “equador celeste”; o que corresponde ao instante em que os dois hemisférios estão igualmente iluminados
A Terra translada em torno do Sol em uma órbita plana quase circular, executando esse trajeto num período que define o ano. Enquanto isso a Terra gira em torno de si mesma (rotação), originando os dias.
O eixo de rotação da Terra tem sempre a mesma orientação espacial, ou seja, orientação fixa.
imagem: vaztolentino.com.br
No cenário do movimento Terra – Sol, o eixo de rotação da Terra além de ter direção fixa, é inclinado de 23,5o em relação à normal ao plano da translação da Terra.
imagem: vaztolentino.com.br
No hemisfério norte ele "aponta" para uma estrela bem brilhante, conhecida como Estrela Polar, da constelação de Ursa Menor.
Do outro lado (hemisfério sul) aponta para uma estrela bem "fraquinha", no limite humano de visualização a olho nu, chamada Sigma da constelação do Octante.
Durante a sua volta anual em torno do Sol o eixo de rotação da Terra está sempre apontando para essas estrelas.
imagem: vaztolentino.com.br
Em conseqüência dessa inclinação, hora um Hemisfério está voltado para o Sol e seis meses depois é o outro Hemisfério que está voltado para o Sol.
Essas posições da Terra em relação ao Sol são conhecidas como Solstícios:
- Solstício de Verão para o Hemisfério voltado para o Sol;
- Solstício de Inverno para o Hemisfério voltado contra o Sol.
Obs.: um mesmo solstício é chamado de Solstício de Inverno em um Hemisfério enquanto é chamado de Solstício de Verão no outro Hemisfério; e vice-versa.
imagem: astro.if.ufrgs.br
Entre os Solstícios, existem posições intermediárias, conhecidas como Equinócios. Nos Equinócios os dois hemisférios estão simetricamente dispostos em relação ao Sol:
- Equinócio de Primavera para o Hemisfério que está indo do Inverno para o Verão;
- Equinócio de Outono para o Hemisfério que está indo do Verão para o Inverno.
Nos dias de inverno, pra nós do hemisfério sul, o Sol passa "mais pro norte" e nos dias de verão passa "mais pro sul".
A Duração dos dias:
Sempre temos metade do nosso planeta iluminada pelo Sol. A linha que divide o dia da noite é um círculo cujo plano é sempre perpendicular à linha Terra-Sol. Nos Equinócios os dois Hemisférios estão igualmente iluminados. Fora essas datas, sempre temos um hemisfério melhor iluminado que o outro.
Maior dia do ano: solstício de verão; maior noite do ano: solstício de inverno; duração igual do dia e da noite: equinócios.
Localidades ao longo do equador terrestre sempre têm dias e noites de 12 horas cada. Quanto mais distante uma localidade está do equador, maior a diferença entre o dia e a noite, em qualquer data. Os pólos terrestres passam períodos de seis meses iluminados e seis meses às escuras (de equinócio a equinócio).