Marte Ocultação 2
Ocultação de MARTE pela LUA em 09 de agosto de 2020:
Primeiramente, feliz dia dos Pais!!!
Um raro e belo espetáculo astronômico aconteceu na madrugada do dia 09 de agosto de 2020. Estamos falando da ocultação do planeta MARTE pela LUA.
Apesar da terrível turbulência atmosférica, sereno, muito vento e frio congelante, conseguimos, na medida das condições adversas enfrentadas, registrar esse diferenciado evento astronômico.
No Brasil, a faixa de visibilidade do interessante fenômeno abrangeu as regiões Sul e Sudeste, algumas localidades do centro-oeste e o litoral nordestino. No resto do mundo, a faixa de visibilidade incluiu apenas a Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai (e algumas ilhas do Oceano Atlântico).
Ocultação é o fenômeno de desaparecimento temporário de um astro, devido à passagem de outro com maior diâmetro aparente à sua frente, a partir de um determinado ponto de vista.
Conforme a Lua navega em torno da Terra em sua órbita mensal, ela acaba passando em frente das estrelas e, de vez em quando, planetas. Quando a Lua esconde um corpo celeste da nossa visão, dizemos que a Lua ocultou o tal corpo.
As partes interessantes no processo de uma ocultação feita pela Lua ocorrem, primeiramente, quando o objeto é escondido da nossa visão (desaparecimento ou imersão) e, segundamente, quando ele surge novamente (reaparecimento ou emersão).
Do nosso ponto de vista no Observatório Lunar Vaz Tolentino em Belo Horizonte (LAT: 19o 55’ 40.6” S, LON: 043o 55’ 04.1” W, ALT: 898m), o início do desaparecimento de Marte (contato das bordas) aconteceu às 05:44:12 (08:44:12 UT), no limbo noroeste lunar, na região da grande cratera de impacto PYTHAGORAS (diâmetro: 142 km, profundidade: 3,78 km). Durante o evento, Marte estava em fase (87,5 % iluminado) e a Lua estava na fase minguante, 72,7% iluminada, com 19,51 dias de lunação.
Fotos feitas com apenas 1 frame.
09 de agosto de 2020 - Ocultação do planeta Marte pela Lua - Fotos com apenas 1 frame.