Coord. Celestiais
Coordenadas Celestiais (Declinação e Ascensão Reta):
Para aproveitar melhor o céu noturno é interessante compreender as Coordenadas Celestiais. Podemos entendê-las como uma projeção circular para a esfera celestial, dos arcos conhecidos como pararelos e meridianos na Terra, ou seja, das coordenadas geográficas (latitude e longitude) do nosso planeta.
O equador celeste seria a projeção da linha do equador da Terra na espera celeste. O equador celeste é o círculo máximo determinado pela intersecção de um plano perpendicular ao eixo norte-sul terrestre com a esfera celeste. Divide a esfera celeste em hemisfério boreal, ou norte, e hemisfério austral, ou sul.
Fazendo uma analogia, a Latitude da Terra corresponderia à Declinação (Declination) na esfera celeste e, a Longitude da Terra, corresponderia à Ascensão Reta (Right Ascension) na esfera celeste.
Assim como no caso da Latitude, a Declinação (DEC.) começa no Equador Celeste (0o) ou (0 grau) e aumenta para os Pólos. As Declinações Norte são positivas (0o até +90o) ou (0 grau até +90 graus) e, as Declinações Sul são negativas, (0o até -90o) ou (0 grau até -90 graus).
Assim como Greenwich marca o primeiro meridiano (Longitude 0o) ou (Longitude 0 grau) da Terra, um ponto no céu na constelação de Áries, conhecido como marco zero ou Ponto Vernal (que é a posição do Sol ao cruzar o equador celeste em 21 de março) marca o ponto zero da Ascensão Reta.
A Ascensão Reta (R.A. ou A.R.) é medida de 0h a 24h no sentido Leste, dividindo a esfera celeste em 24 partes de 15o (15 graus) cada (360o/ 24 = 15o) ou (360 graus / 24 = 15 graus), logo quando uma estrela se movimenta 15o (15 graus) no céu, leva 1h nesse percurso).
A posição de uma estrela no céu tem uma coordenada que é só dela, sendo determinada pela sua Ascensão Reta (A.R.) e Declinação (DEC.).
imagem: coolcosmos.ipac.caltech.edu
Por exemplo, a estrela gigante vermelha Antares, de magnitude 1.3 que pertence à constelação de Escorpião (Scorpion), tem como coordenada:
A.R.: 16h 29’ 24,5”
DEC: -26º 25’ 55”.