Sobre Asteróides
ASTERÓIDES são corpos menores que orbitam o Sol;
.
Objetos sem atmosfera;
.
Rochosos e metálicos;
.
Existem com tamanhos pequenos como uma pedra e chegam até centenas de Km;
.
A grande maioria dos asteróides se encontram em um “cinturão” que existe entre as órbitas de Marte e Júpiter, conhecido como “Cinturão de Asteróides”;
.
Exemplo:
.
Asteróide IDA – Dimensões: 56 Km x 24 Km x 21 Km;
imagem: nasa.gov
.
Quando um asteróide atinge a superfície da Terra após cruzar toda a atmosfera, onde sofre drástica redução de massa, em virtude da combustão pelo atrito com o ar (ficando incandescente - conhecido como Meteoro ou popularmente "estrela cadente"), torna-se então um Meteorito.
Os meteoritos, ou pedras que caem do espaço, são raras e caras, disputadas por museus e colecionadores de todo o mundo.
.
A aproximadamente 50 mil anos atrás, um asteróidede 26 metros de diâmetro, viajando numa altíssima velocidade, venceu a atmosfera da terra, tornou-se um Meteoro incandecente, para em seguida chocar-se com o solo, na forma de um Meteorito, perto da cidade de Winslow (Arizona – USA), criando uma cratera de mais de 1,5 Km de diâmetro.
imagem: mexicanskies.com
.
O maior meteorito conhecido no mundo é o “Hoba West”, foi encontrado próximo de Grootfontein, Namíbia (África) em 1920. Tem 2,7 m de comprimento por 2,4 m de largura e peso estimado de 60 ton.
imagem: bayumas3.blogspot.com
.
No BRASIL, o maior meteorito encontrado é o chamado Pedra de Bedengó, que caiu no sertão da Bahia, perto de Monte Santo, junto ao Riacho Bedengó. Foi descoberto em 1784 e está exposto no Museu Nacional, no Rio de Janeiro desde 1888.
.
O Bedengó pesa 5,36 tone mede 2,20m x 1,45m x 0,65 m.
.
Trata-se de uma massa compacta de ferro e níquel, contendo outros elementos em quantidades menores.
imagem: acd.ufrj.br