Escala de Tempo Geológico Lunar
DESCRIÇÃO:
Período Pré-Nectárico (Pre-Nectarian):
O Período Pré-Nectárico da escala do tempo geológico lunar vai de 4.533 milhões (o tempo da formação inicial da Lua) até 3.920 milhões de anos atrás, quando a Bacia Nectaris foi formada por um grande impacto. Rochas Pré-Nectáricas são raras no conjunto das amostras lunares. Na sua maioria, são compostas de material de montanhas lunares que foram fortemente afetadas por impactos subsequentes, especialmente durante o “Bombardeio Pesado Tardio”, que marca início do período Nectárico.
O “Bombardeio Pesado Tardio ou Final” (Late Heavy Bombardment), comumente referido como o cataclismo lunar, foi um período de tempo de aproximadamente 4.100 a 3.800 milhões anos atrás, durante o qual um grande número de crateras de impacto foram formadas na Lua.
Período Nectárico (Nectarian):
O Período Nectárico da escala do tempo geológico lunar vai de 3.920 milhões até 3.850 milhões anos atrás. É o período durante o qual a Bacia Nectaris e outras grandes bacias foram formadas por eventos de grande impacto.
Período Ímbrico Inicial (Early Imbrian):
Na escala de tempo geológico lunar, o início do Período Ímbrico ocorreu entre 3.850 milhões até cerca de 3.800 milhões de anos atrás. Ele se sobrepõe ao final do Bombardeio Pesado Tardio do interior do Sistema Solar. O impacto que criou a grande bacia do Mare Imbrium aconteceu no início da época.
Período Ímbrico Final (Late Imbrian):
Na escala de tempo geológico lunar, a era Imbrica Final ocorreu entre 3.800 milhões até cerca de 3.200 milhões de anos atrás. Houve presença de vulcanismo basáltico maciço. Foi uma época em que o manto abaixo das bacias lunares derreteu parcialmente e encheu as bacias de basalto.
Período Eratostheniano (Eratosthenian):
O período Eratostheniano na escala de tempo geológico lunar vai de 3.200 milhões até 1.100 milhões de anos atrás. É nomeado a partir da criação da cratera Eratosthenes, cuja formação marca o início desse período. A formação da cratera Copernicus marca o fim desse período e o início do período subsequente, chamado de Copernicano. O vulcanismo basáltico maciço do período Ímbrico estreitou-se e parou durante este longo período de tempo lunar.
Período Copernicano (Copernican):
O Período Copernicano na escala de tempo geológico lunar vai de aproximadamente 1.100 milhões de anos atrás até os dias atuais. A base do período Copernicano é definida por crateras de impacto que possuem sistemas de raios opticamente brilhantes (crateras mais recentes). A cratera Copernicus é um exemplo proeminente de cratera raiada, mas não marca a base do período Copernicano. Nenhum mar de basalto foi inundado por erupções no período Copernicano e, por esta razão, pensa-se que a atividade geológica interna da Lua efetivamente cessou neste período.
RESUMINDO:
ESCALA DE TEMPO GEOLÓGICO LUNAR:
Período Pré-Nectárico (Pré-Nectarian): 4,533 bilhões (o tempo da formação inicial da Lua) até 3,92 bilhões de anos atrás.
Período Nectárico (Nectarian): 3,92 bilhões até 3,85 bilhões anos atrás.
Período Ímbrico Inicial (Early Imbrian): 3,85 bilhões até cerca de 3,8 bilhões de anos atrás.
Período Ímbrico Final (Late Imbrian): 3,8 bilhões até cerca de 3,2 bilhões de anos atrás.
Período Eratostheniano (Eratosthenian): 3,2 bilhões até 1,1 bilhão de anos atrás.
Período Copernicano (Copernican): 1,1 bilhão de anos atrás até os dias atuais.