
Informações sobre a Foto
A maior Mancha Solar de 2025 até agora! SOL - 02/05/2025.
SOL - manhã de 02 de maio de 2025 - FOTOSFERA e CROMOSFERA – Fotos de frame único.
A maior Mancha Solar de 2025 até agora:
Com destaque para a Região Ativa de Manchas Solares AR 4079 (conglomerado formado por 14 Manchas Solares) localizada (no momento da foto) nas Coordenadas Heliográficas Lat: N 08o e Lon: E 35o, e apresentando classificação magnética bipolar complexa.
AR 4079 apresentava no momento do registro de sua imagem, uma área de abrangência em torno de 1.200 MH ou 3.648 milhões de km2. Tal tamanho representa aproximadamente 7,1 X a superfície total do planeta Terra!
PROEMINÊNCIAS e FILAMENTOS:
PROEMINÊNCIAS e FILAMENTOS são versões do mesmo fenômeno. Ambas são estruturas formadas acima da CROMOSFERA, por nuvens gigantes e densas de plasma de hidrogênio carregadas magneticamente, porém menos quentes, que são aprisionadas por campos magnéticos solares. Podem persistir por várias semanas.
Quando observados aflorando no limbo solar, são chamadas de PROEMINÊNCIAS, e aparecem brilhantes contra o fundo escuro do espaço. As PROEMINÊNCIAS podem mudar de aparência rapidamente.
Quando observados contra a superfície super quente da CROMOSFERA, aparecem como fios escurecidos (menos quentes) e passam a se chamar FILAMENTOS.
Em caso de ruptura dessas enormes formações solares, os gases dentro das estruturas que inicialmente estavam estáveis, poderão ser liberados de forma explosiva para o espaço, causando Ejeção de Massa Coronal (EMC - nuvem gigante de plasma solar magneticamente carregado). Os operadores de clima espacial monitoram a localização e o potencial ofensivo das PROEMINÊNCIAS e FILAMENTOS, como prováveis precursores de atividades geomagnéticas próximas da Terra.
Quando direcionada à Terra, as explosões solares criam grande perturbação em seu campo magnético, podendo produzir efeitos indesejáveis, como apagões de rádio e cortes de energia, mas catalisam a aparição das belas auroras.
Fotos de frame único em 02/05/2025.