Informações sobre a Foto
HENRY FRÈRES - cratera que homenageia os irmãos Henry.
A cratera HENRY FRÈRES:
A cratera HENRY FRÈRES foi nomeada em 1961 pela International Astronomical Union (IAU) para homenagear conjuntamente os irmãos e astrônomos franceses Paul-Pierre Henry (1848-1905) e Mathieu-Prosper Henry (1849-1903). Esses irmãos foram notáveis pioneiros no campo da fotografia astronômica. Em seus dias, as fotografias lunares dos irmãos Henry, tiradas no Observatório de Paris, foram muito admiradas e mencionadas em vários trabalhos científicos. Os irmãos Henry eram particularmente conhecidos pela natureza conjunta de todo o seu trabalho, sendo virtualmente impossível distinguir, qual irmão contribuiu com o que, na maioria de suas muitas publicações.
O nome "Frères" significa "irmãos" em francês. O nome Henry Frères foi introduzido pela primeira vez num mapa da Lua produzido em 1887 pelo astrônomo e selenógrafo amador francês Casimir Marie Gaudibert (1823 - 1901).
HENRY FRÈRES é uma cratera de impacto de morfologia complexa, apresentando 41,7 Km de diâmetro e 3,75 Km de profundidade, que está localizada próxima do limbo lunar do quadrante sudoeste, nas coordenadas selenográficas LAT: 23° 30′ 00″ S e LON: 058° 54′ 00″ W. Por estar nessa posição, HENRY FRÈRES apresenta um formato alongado, quando observada da Terra. O aro de HENRY FRÈRES é relativamente circular e seu piso interno apresenta certa irregularidade e rugosidade, hospedando uma pequena cratera de impacto. Seu piso interno também é atravessado, de oeste para leste, por um segmento de raio brilhante proveniente da super proeminente cratera Byrgius A (diâmetro: 19 Km).
Ilustração: O perfil altimétrico (NASA / LRO QuickMap) W - E da cratera HENRY FRÈRES.
Foto executada com apenas 1 frame em 27 de abril de 2018, 22:36:44 (01:36:44 UT).