Informações sobre a Foto
Falha tectônica não catalogada pela IAU: a "Falha de NEANDER".
A cratera NEANDER é uma formação circular, caracterizada como uma cratera de impacto de morfologia complexa, apresentando piso interno desnivelado e irregular, montanha central e paredes internas estruturadas em terraços ou curvas de nível. Essa cratera está localizada nas terras altas do quadrante sudeste lunar, nas coordenadas selenográficas LAT: 31° 18′ 00″ S, LON: 39° 54′ 00″ E. De acordo com o perfil altimétrico do QuickMap, a cratera NEANDER apresenta 50 Km de diâmetro e 4,6 Km de profundidade.
Imagem: Perfil NE - SW da cratera NEANDER.
NEANDER hospeda, no quadrante noroeste de seu piso interno, o impacto da cratera Neander A (diâmetro: 11 Km e profundidade: 2,3 Km). A cratera NEANDER provavelmente tenha sido criada no período geológico lunar Ímbrico Final (de 3,8 bilhões até 3,2 bilhões de anos atrás).
Imagem: O perfil altimétrico da cratera Neander A, localizada no quadrante noroeste do piso interno da cratera NEANDER.
A leste - sudeste da cratera NEANDER, numa região que fica ao sul do anel principal da bacia NECTARIS, está localizada uma falha linear não catalogada, de natureza tectônica. Essa falha linear caracteriza-se como uma escarpa que se transforma em canal ao longo de sua extensão. A extensão total projetada da falha é de aproximadamente 61 Km. A falha começa seu caminhamento como uma escarpa, cerca de 32 Km a leste de NEANDER, com orientação Norte - Sul, percorrendo uma distância projetada de 33 Km, quando atravessa um pequeno monte localizado aproximadamente 43 Km a sudeste da cratera NEANDER. Nesse ponto, a falha transforma-se em canal e muda seu caminhamento para a direção Sudeste, percorrendo cerca de 18 Km, para depois circundar a cratera Neander G (diâmetro: 18 Km, profundidade: 1,97 km) na direção Sudoeste, por mais 10 Km.
O "falha de NEANDER", vamos chamar assim, tem sua extremidade norte (aquele pedaço que tem 33 Km de extensão, caracterizado como escarpa) radial ao centro da bacia NECTARIS. Logo, a existência da "falha de NEADER" deve estar relacionada com a criação da Bacia NECTARIS.
Imagem: Composição apresentando a imagem da "Falha de NEANDER" e os perfis altimétricos W - E do primeiro seguimento da falha (escarpa - acima) e do segundo seguimento da falha (canal - abaixo).
Foto executada com apenas 1 frame em 12 de setembro de 2014, 02:57:10 (05:57:10 UT).