Informações sobre a Foto
Uma pequena montanha brilhante, isolada e diferenciada.
A cerca de 35 Km a sudeste das encostas da grande cratera de piso fraturado ATLAS (diâmetro: 87 Km, profundidade: 2,05 Km), existe uma pequena e diferenciada montanha isolada. Imagens orbitais da sonda lunar robótica LRO da NASA, mostram que a referida montanha está disposta longitudinalmente em curva, no sentido NW - SE, tendo 3 pequenas crateras na base de sua encosta ou parede, do lado da concavidade da curva (face oeste da montanha).
A disposição dessa montanha em forma de curva ou arco, assemelha-se aos restos da borda de uma antiga cratera de impacto, com a maior parte de seu corpo inundado ou soterrado por lava basáltica. A sequência de 3 pequenas crateras na base de sua encosta oeste, também é algo diferenciado e estranho.
O corpo da referida montanha possui alto albedo (taxa de reflexão de luz). Com isso, essa pequena e estranha formação, recebe bom destaque em relação à superfície escura circundante. A montanha apesenta aproximadamente 10 Km de comprimento, 7 Km de largura máxima e atinge cerca de 630 m de altitude em relação à superfície circundante. Quando a luz do Sol ilumina essa montanha de forma obliqua, seu corpo brilha e uma longa sombra projeta-se na superfície circundante.
Imagem: A pequena e clara montanha e disposta em curva, fotografada em voo orbital pela sonda robótica lunar americana LRO da NASA.
Imagem: Lua cheia apresentando a abrangência da foto enfocando a pequena e clara montanha e disposta em curva - VTOL.
Imagem: O perfil altimétrico NW - SE da pequena e clara montanha e disposta em curva - NASA / LRO QuickMap.
Imagem: O perfil altimétrico W - E da pequena e clara montanha e disposta em curva - NASA / LRO QuickMap.
Foto executada com apenas 1 frame em 21 de novembro de 2013, 03:39:12 (06:39:12 UT).