Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
Cratera THEOPHILUS com apenas 1 frame em ‎24‎ de ‎maio‎ de ‎2015.
(créditos: Tolentino.)

Informações sobre a Foto

Cratera THEOPHILUS com apenas 1 frame em ‎24‎ de ‎maio‎ de ‎2015.

(créditos: Tolentino.)

As crateras THEOPHILUS, CYRILLUS e CATHARINA formam um dos conjuntos mais interessantes e marcantes para a observação telescópica. Esse destacado trio se localiza na margem oeste do Mare NECTARIS, no quadrante sudeste lunar. As três crateras tem aproximadamente o mesmo diâmetro, próximo dos 100 Km.

Cratera THEOPHILUS:

Diâmetro: 100 Km;

Profundidade: 5,7 Km

Coordenadas Selenográficas: LAT: 11° 24′ 00″ S, LON: 26° 24′ 00″ E.

Período Geológico Lunar: Eratosteniano (Eratosthenian): 3,2 bilhões até 1,1 bilhão de anos atrás.

Melhor período de observação: 5 dias após a Lua nova ou 4 dias após a Lua cheia.

Quem foi THEOPHILUS? Theophilus of Alexandria (385 - 412) foi bispo e patriarca de Alexandria no Egito.

A grande e proeminente cratera THEOPHILUS é a mais jovem desse trio. Ela, por si própria, representa uma formação espetacular e um clássico exemplo de cratera com morfologia complexa. Suas bordas externas são conservadas e elevam-se por até 2,5 Km acima do nível da superfície externa circundante. As bordas formam uma espécie de “fortificação” ao redor da cratera, com paredes escarpadas e inclinadas, criadas pelos escombros cavados e ejetados durante o impacto.

A cratera THEOPHILUS tem piso inundado por lava, que criou um aspecto plano, porém um pouco rugoso, principalmente no quadrante leste. Possui uma maciça montanha central com picos múltiplos, sendo que o mais alto atinge cerca de 2,77 Km em relação ao fundo da cratera. THEOPHILUS possui notórios terraços em suas paredes internas. O topo de suas bordas chega a atingir até 2,5 Km em relação á superfície externa circundante.

Ilustração: A cratera THEOPHILUS e seu perfil altimétrico W – E. Foto e perfil por VTOL.

Como dissemos, a cratera THEOPHILUS apresenta morfologia muito complexa. Suas paredes sofreram deslizamentos de seções circulares inteiras de materiais que se despregaram da borda interna e foram para baixo até o piso, para criar a explícita estruturação de terraços, em forma de degraus ou curvas de nível.

A borda sudoeste de THEOPHILUS adentrou a borda nordeste da cratera CYRILLUS, provando com isso que THEOPHILUS é mais jovem que seu vizinho.

Existem relatos de estranhas aparições em THEOPHILUS e muitos astrônomos a consideram um “local quente” para busca por TLP (Transient Lunar Phenomenona – fenômeno lunar transitório, breve ou passageiro), que são descritos como aparições rápidas de luzes, cores ou mudança de aparência no visual, o que poderia demonstrar a existência de manifestações vulcânicas, escape de gases ou outros processos geológicos que supostamente implicaria que a Lua não estaria geologicamente morta. O termo TLP foi criado em 1968 pelo falecido astrônomo inglês Sir Patrick Moore, autor de mais de 70 livros sobre astronomia, apresentador de programas sobre astronomia em rádio e televisão, e colunista da revista inglesa Sky at Night.

Foto acima: executada com apenas 1 frame em 11‎ de ‎abril‎ de ‎2012, ‏‎02:37:32.

Foto principal executada com apenas 1 frame em ‎24‎ de ‎maio‎ de ‎2015, ‏‎18:45:22 (21:45:22 UT).

Bo

Boletim Observe – agosto de 2024.
Boletim Observe – agosto de 2024.
Prezados colegas, O Boletim Observe! do mês de agosto de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição atual ... Leia mais

Prezados colegas, O Boletim Observe! do mês de agosto de 2024 está ... Leia mais
01/08/2024
Boletim_observe

O Boletim Observe! do mês de julho ...
O Boletim Observe! do mês de julho de 2024
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de julho de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: https://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de julho de 2024 está ... Leia mais
29/06/2024
Bo2

O Boletim Observe! do mês de junho ...
O Boletim Observe! do mês de junho de 2024
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de junho de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição atual do ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de junho de 2024 está disponível ... Leia mais
27/05/2024
Bo

O Boletim Observe! do mês de ...
O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está ... Leia mais
05/01/2024