Informações sobre a Foto
VALLIS PALITZSCH e VALLIS SNELLIUS.
VALLIS SNELLIUS:
Período geológico lunar: Nectárico (de 3,92 até 3,85 bilhões de anos atrás).
Coordenadas Selenográficas: LAT: 31,1o S, LON: 56o E.
Melhor período para observação: 3 dias após a Lua Nova ou 2 dias após a Lua cheia.
Vallis Snellius é o mais longo vale da face visível da Lua, com um comprimento de aproximadamente 592 km. Ele localiza-se longitudinalmente por sobre as terras altas cravejadas de crateras do quadrante sudeste da Lua. Vallis Snellius é composto por um alinhamento de crateras justapostas, dispostas quase na direção Noroeste - Sudeste, que atravessam a metade sul da cratera SNELLIUS (diâmetro: 82 Km, profundidade: 3,8 Km). O vale sofreu grandes desgastes causados por impactos posteriores.
Vallis Snellius é uma formação radial ao Mare Nectaris. Existe indícios que esse vale foi formado por escombros ejetados pelo grande impacto que criou a enorme bacia do Mare Nectaris. Sondas lunares americanas detectaram anomalias de campo magnético e gravitacional nas proximidades do Vallis Snellius.
VALLIS PALITZSCH:
Coordenadas Selenográficas: LAT: 26.4º S LON: 64.3º E;
Melhor período para observação: 3 dias após a Lua Nova ou 2 dias após a Lua cheia;
Período geológico lunar: Nectárico (de 3,92 até 3,85 bilhões de anos atrás);
Próximo da encosta sudeste da cratera PETAVIUS existe uma formação alongada, com 110 Km de extensão formada pela junção alinhada de 3 crateras (uma delas é a cratera PALITZSCH (diâmetro: 42 Km, Profundidade: 2,9 Km)), criando um vale em forma de calha. Essa diferenciada formação é conhecida como Vallis Palitzsch.
Foto executada com apenas 1 frame em 08 de abril de 2012, 02:25:02 (05:25:02 UT).