Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual

Informações sobre a Foto

Copernicus

(créditos: Tolentino)

COPERNICUS– Cratera com 93 Km (58 milhas) de diâmetro externo. Lat: 9.7º N  Long: 20.1º W.

Foto no mapa LAC 58.

Melhor época para observação: 2 dias após a fase “quarto crescente” ou 1 dia após a fase “quarto minguante”.

Quem foi Nicolaus Copernicus Astrônomo polonês da renascença (1473-1543). Combateu o geocentrismo (a Terra como o centro do universo) formulando o modelo heliocentrico (o Sol como centro do Universo com Terra e os planetas girando ao seu redor). Retirou a Terra do centro do Universo.

Obs.: Foto apresentando região do "terminator" (divisão entre o dia e a noite na Lua). 

Copernicus é uma cratera relativamente jovem, com cerca de 1 bilhão de anos. Essa espetacular cratera de impacto possui um sistema de “raios brilhantes” que se estendem por cerca de 800 Km para fora (visível a olho nu), é uma das mais proeminentes e famosas da superfície lunar. Não é uma cratera com o perímetro perfeitamente circular. Na realidade sua circunferência é definida por uma seqüência de 7 segmentos relativamente retos. As bordas externas que circundam a cratera formam uma espécie de “fortificação” (rampart) com paredes escarpadas e inclinadas, criadas pelos escombros do impacto.

Ela é um alvo fácil para telescópios e fica perto do centro do disco lunar, junto da margem sul externa do Mare Imbrium. Após o impacto do asteróide que criou Compernicus a cerca de 1 bilhão de anos atrás, suas paredes internas desabaram, criando encostas que formaram espécies de “degraus” ou  “curvas de nível” (walls in terraces). Observe o piso interior plano (diâmetro interno com 56 Km ou 35 milhas) e os protuberantes montes quase centrais, com 900 metros de altura. Os picos ascenderam quando as rochas da crosta lunar foram comprimidas pelo poderoso impacto e reagiram com uma espécie de ricochete. Os picos contém material com origem provável de 5 a 10 Km abaixo da superfície.

Note também, a cadeia ou seqüência de minúsculas crateras secundárias situadas a nordeste e noroeste de Copernicus (múltiplos pontos em seqüência sinuosa na foto), criadas pelas batidas dos escombros lançados para fora no momento da formação da grande cratera.

Observe a leste de Copernicus e encontre a cratera fantasma Stadius (diâmetro: 69 Km, Lat: 10.5º N  Long: 13.7º W) que foi coberta por lava basáltica e que também tem o seu piso marcado por pequenas crateras secundárias criadas pelos escombros lançados pelo impacto na criação de Copernicus.

A nordeste de Copernicus e na extremidade sul dos Montes Apenninus, encontra-se a cratera de impacto Eratosthenes (diâmetro: 58 Km, Lat: 14.5º N  Long: 11.3º W). As bordas externas que circundam a cratera formam uma espécie de “fortificação” com paredes escarpadas e inclinadas, criadas pelos escombros do impacto. As paredes internas possuem degraus ou curvas de nível. Tem 3,6 Km de profundidade, piso irregular e montanha central com alguns picos.

 

Dados técnicos da foto:

Autor:

Ricardo José Vaz Tolentino.

Date and Time:      

05/22/2010, 23:43 UT        

Data e Hora:            

22/05/2010, 20h43m;

Foto com apenas 1 frame, sem longa exposição ou “empilhamento”. Não foram usados filtros.

Telescópio:                        

Refletor Dobsoniano SkyWatcher Collapsible Truss-Tube;

Diâmetro Espelho Primário:      

305mm (12”);

Distância Focal:                 

1500mm;

Focal/Ratio - (f/):               

5;

Tripé ou Montagem:                     

Dobsoniana;

Barlow:                                

Celestron Ultima 2X Barlow;

Câmera:                               

Orion StarShoot Solar System Color Imager II;

Sun

Curiosidades da Gnomônica - ...
Curiosidades da Gnomônica - RELÓGIO DE SOL COM CANHÃO
Curiosidades da Gnomônica - RELÓGIO DE SOL COM CANHÃO Por Nelson Travnik*- nelson-travnik@hotmail.com Nos inúmeros tipos de Relógios de Sol, existe um singular, com poucos exemplares no mundo: ... Leia mais

Curiosidades da Gnomônica - RELÓGIO DE SOL COM CANHÃO Por Nelson Travnik*- ... Leia mais
10/02/2018
Red_moon

Análise Preliminar do Eclipse ...
Análise Preliminar do Eclipse Lunar de 31 de Janeiro de 2018.
Análise Preliminar do Eclipse Lunar de 31 de Janeiro de 2018 Mostra Estratosfera Isenta de Cinzas Vulcânicas Por Helio C. Vital* Além de apreciarmos a beleza encantadora de um eclipse lunar total, existem duas atividades que ... Leia mais

Análise Preliminar do Eclipse Lunar de 31 de Janeiro de 2018 Mostra Estratosfera Isenta de ... Leia mais
10/02/2018
Oba2

OBA - Olimpíada Brasileira de ...
OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.
Veja aqui: http://vaztolentino.com.br/secao/50-OBA-2018

Veja aqui: http://vaztolentino.com.br/secao/50-OBA-2018
01/02/2018
S_o

Blog "Sky and Observers" - Fev / ...
Blog "Sky and Observers" - Fev / 2018.
Caros(as) amigos(as), Neste mês estão publicados no Blog "Sky and Observers" os seguintes assuntos: Eclipse: O eclipse Parcial do Sol em 15 de fevereiro 2018! https://goo.gl/sVK5qa ... Leia mais

Caros(as) amigos(as), Neste mês estão publicados no Blog "Sky and ... Leia mais
01/02/2018