Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
Archimedes, Aristillus & Autolycus
(créditos: Tolentino)

Informações sobre a Foto

Archimedes, Aristillus & Autolycus

(créditos: Tolentino)

 

ARCHIMEDES– Cratera com 83 Km (52 milhas) de diâmetro. Lat: 29.7º N  Long: 4.0 º W.

Foto nos mapas LAC 25 e LAC 41.

Melhor época para observação: Na fase “quarto crescente” ou 6 dias após à fase “Lua cheia”.

Quem foi Archimedes ?

Físico, matemático e inventor grego (287 – 212 aC). Descobriu um dos métodos para calcular o valor de PI (razão entre o perímetro de uma circunferência e seu diâmetro) utilizando séries. Contribuiu para a hidrostática com o famoso princípio de Archimedes ("Todo corpo mergulhado num fluido em repouso sofre, por parte do fluido, uma força vertical para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo."'). Descobriu ainda o princípio da alavanca, sendo atribuído a ele a conhecida frase: “Dêem-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu moverei o mundo”.

Archimedes é uma grande e proeminente cratera de impacto localizada na margem leste do Mare Imbrium.

A região entre Archimedes e Autolycus foi o local onde a sonda lunar da antiga União Soviética “Luna 2” colidiu com a superfície da Lua, em 13 de setembro de 1959. A sonda Luna 2, cujos equipamentos pesavam cerca de 390 kg, foi o primeiro objeto construído pelo homem a alcançar a superfície lunar.

Archimedes é a maior cratera existente no Mare imbrium. Um promontorium (saliência ou cabo formado por rochas elevadas ou escarpadas) com forma triangular se estende por 30 Km a partir do sudeste da borda da cratera. O fundo da cratera que foi coberto por lava proveniente do Mare Imbrium, tendo produzido um aspecto plano e liso na sua superfície, além de reduzir sua profundidade para 2,1 Km. Suas paredes são estruturadas em forma de curvas de nível ou degraus (terraced) e se elevam por cerca de 1,6 Km por sobre o piso liso.

A nordeste de Archimedes encontra-se a cratera de impacto Aristillus (diâmetro: 56 Km, Lat: 33.9º N  Long: 1.2º E), com suas paredes internas que desabaram e formaram degraus (walls in terraces) ou curvas de nível, piso interno plano, 3.6 Km de profundidade e 3 belas montanhas centrais com 900m de altura. As bordas externas que circundam a cratera formam uma espécie de “fortificação” com paredes escarpadas e inclinadas, criadas pelos escombros do impacto.

A leste de Archimedes existe a cratera Autolycus (diâmetro: 39 Km, Lat: 30.7º N  Long: 1.5º E). É uma cratera predominantemente circular, de piso irregular, sem a presença de pico central e 3.4 Km de profundidade. Forma um destacado triangulo com Archimedes e Aristillus. Na sua borda leste, está presente a minúscula cratera Autolycus A (diâmetro: 4 Km).

Ao norte de Archimedes e a leste do Mare Imbrium encontra-se uma cadeia de montanhas solitárias conhecidas como Montes Spitzbergen (extensão: 60 Km, Lat: 35.0º N  Long: 5.0º W). Sua extensão de 60 Km assenta-se na direção norte-sul, com uma largura máxima de 25 km. Caracteriza-se como grupamento de montanhas separadas por vales cheios de lava.

Dados técnicos da foto:

Autor:

Ricardo José Vaz Tolentino.

Date and time:        

06/20/2010, 22:31 UT;

Data e hora:             

20/06/2010, 19h31m;

Foto com apenas 1 frame, sem longa exposição ou “empilhamento”. Não foram usados filtros.

Telescópio:                        

Refletor Dobsoniano SkyWatcher Collapsible Truss-Tube;

Diâmetro Espelho Primário:      

305mm (12”);

Distância Focal:                 

1500mm;

Focal/Ratio - (f/):               

5;

Tripé ou Montagem:                     

Dobsoniana;

Barlow:                                

Celestron Ultima 2X Barlow;

Câmera:                               

Orion StarShoot Solar System Color Imager II;

Sun

Curiosidades da Gnomônica - ...
Curiosidades da Gnomônica - RELÓGIO DE SOL COM CANHÃO
Curiosidades da Gnomônica - RELÓGIO DE SOL COM CANHÃO Por Nelson Travnik*- nelson-travnik@hotmail.com Nos inúmeros tipos de Relógios de Sol, existe um singular, com poucos exemplares no mundo: ... Leia mais

Curiosidades da Gnomônica - RELÓGIO DE SOL COM CANHÃO Por Nelson Travnik*- ... Leia mais
10/02/2018
Red_moon

Análise Preliminar do Eclipse ...
Análise Preliminar do Eclipse Lunar de 31 de Janeiro de 2018.
Análise Preliminar do Eclipse Lunar de 31 de Janeiro de 2018 Mostra Estratosfera Isenta de Cinzas Vulcânicas Por Helio C. Vital* Além de apreciarmos a beleza encantadora de um eclipse lunar total, existem duas atividades que ... Leia mais

Análise Preliminar do Eclipse Lunar de 31 de Janeiro de 2018 Mostra Estratosfera Isenta de ... Leia mais
10/02/2018
Oba2

OBA - Olimpíada Brasileira de ...
OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.
Veja aqui: http://vaztolentino.com.br/secao/50-OBA-2018

Veja aqui: http://vaztolentino.com.br/secao/50-OBA-2018
01/02/2018
S_o

Blog "Sky and Observers" - Fev / ...
Blog "Sky and Observers" - Fev / 2018.
Caros(as) amigos(as), Neste mês estão publicados no Blog "Sky and Observers" os seguintes assuntos: Eclipse: O eclipse Parcial do Sol em 15 de fevereiro 2018! https://goo.gl/sVK5qa ... Leia mais

Caros(as) amigos(as), Neste mês estão publicados no Blog "Sky and ... Leia mais
01/02/2018