Luneta Reinfelder und Hertel de 1909 - por Nelson Travnik.
EM 1909 NA CIDADE DE MUNIQUE
Nelson Travnik
No Observatório Astronômico de Piracicaba Elias Salum, órgão da Secretaria Municipal de Educação, SP, está instalada no Pavilhão de Observações Rubens de Azevedo, uma luneta ao que parece única no Brasil, fabricada na década de 1900 na cidade de Munique, Alemanha, pela firma Reinfelder und Hertel, fundada em meados do século 19 por Gottliebe Reinfelder e Wilhelm Hertel. A firma fabricava pequenas lunetas terrestres e astronômicas cujos maiores diâmetros eram de 68 e 107 mm. Além desses diâmetros há registro de uma luneta com objetiva de 190 mm e montagem equatorial completa construída para o Observatório Bogenhausen.
Não encontrei referências a essa firma em meu Dicionário Técnico Histórico de Braumüller & Sohn, Áustria, e nem tampouco no Enciclopédico de R. Mourão. As melhores informações podem ser vistas no Google. Nele não se encontra uma luneta comparável a ela tanto pela montagem equatorial como pelo sistema de acompanhamento por relojoaria por pêndulo, como era usado até os anos 1920/25.
Um conhecido alemão que me vendeu em 1991, relatou que havia adquirido de um cidadão que a tinha encomendado na Alemanha para observação da feérica aparição do cometa Halley em 1910. Infelizmente sem documentação da aquisição, sua construção deve ter sido em 1909, o que confere uma idade de 112 anos. A luneta tem objetiva de 107 mm, f/d 15. A montagem é equatorial tipo alemã, movimentos lentos por relojoaria em Ascensão Reta, AR e manual em Declinação, Decl. Há outrossim opção para acompanhamento com motor síncrono com variador de frequência, círculos graduados em AR e Decl., tripé em madeira de carvalho e luneta de pontaria com objetiva de 30 mm, com retículo. Durante a pandemia foi retirada do Observatório e está sendo utilizada em observações que realizo da minha residência.
Nelson Travnik é astrônomo responsável pelo Observatório Astronômico de Piracicaba Elias Salum e Membro Titular da Sociedade Astronômica da França.