A LUA ESTÁ "ENCOLHENDO" !
A Lua “encolheu” num passado recente e ainda pode estar encolhendo, segundo recentes informações dos cientistas da NASA. Imagens de alta resolução da Sonda espacial Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) revelaram “escarpas” lunares que sugerem que a distância entre o centro da Lua e a superfície contraiu-se por cerca de 90 a 100 metros, em tempo geológico recente, devido ao resfriamento de longo prazo.
A imagem da LRO mostra um efeito desta redução, onde a crosta foi forçada para cima e formou uma encosta íngreme do tipo escarpa.
Foto: Ao longo do tempo geológico recente, conforme o interior lunar foi se resfriado e se contraindo, o raio da Lua encolheu em cerca de 90 a 100 m. Como resultado da ruptura de sua frágil crosta, falhas de compressão criam formações distintas conhecidas como escarpas. Um exemplo notório, descoberto recentemente, mostra uma falha de empuxo ou compressão, que empurrou material crustal (setas brancas) até ao lado de uma cratera de impacto chamada Gregory (coordenada - Lat: 2,1 ° N, Long: 128,1 ° E), no lado oculto da Lua.- NASA.
Imagem: Falhas de compressão ou empuxo são formadas quando a crosta lunar é empurrada, quebrando os materiais próximos da superfície. O resultado é uma encosta íngreme na superfície chamada uma escarpa, como mostrado neste diagrama.– Arizona State University.
Fonte: NASA.