Morre aos 87 anos o grande astronauta americano John Young.
John Watts Young, astronauta de longa data da NASA, que caminhou na Lua (foi comandante da APOLLO 16), voou nas primeiras missões da série GEMINI e conduziu a 1ª missão do Ônibus Espacial (Space Shuttle), morre aos 87 anos. John Young foi oficial e aviador da Marinha Americana, piloto de testes e engenheiro aeronáutico,
O astronauta John Young, primeira pessoa a voar seis vezes no espaço (sete, se contarmos com o lançamento para a Lua em 1972) e o único astronauta a comandar quatro tipos diferentes de espaçonaves, morreu na sexta-feira (5 de janeiro de 2018), após complicações decorrentes de pneumonia. Ele tinha 87 anos. Suas missões foram: GEMINI 3, GEMINI 10, Apollo 10, Apollo 16, STS-1 e STS-9.
"A NASA e o mundo perderam um pioneiro. Young estava na vanguarda da exploração espacial humana, com seu equilíbrio, talento e tenacidade. Ele era, de todas as formas, o “astronauta dos astronautas"", disse o vice-presidente da NASA, Robert Lightfoot, em uma declaração no sábado (6 de janeiro).
Selecionado ao lado de Neil Armstrong e Jim Lovell, com o segundo grupo de astronautas da NASA em 1962, Young voou duas missões da série GEMINI (3 e 10), duas missões APOLLO (10 e 16) e duas missões de Ônibus Espaciais (STS-1 e STS-9). Ele era um dos três únicos astronautas a se lançar na Lua duas vezes, e foi a nona pessoa a pisar na superfície lunar.
No total, Young registrou 34 dias, 19 horas e 39 minutos voando no espaço, incluindo 20 horas e 14 minutos na superfície lunar.
Fonte: www.space.com