Explosão brilhante na Lua.
Explosão brilhante na Lua:
"Em 17 de março de 2013, um meteoróide atingiu a superfície lunar no Mare Imbrium ", disse Bill Cooke do Office Environment Meteoroid da NASA. Ela explodiu com um flash quase 10 vezes mais brilhante do que tudo o que já tinha sido visto antes na Lua.
Um intenso flash de luz foi provocado pelo impacto de uma rocha de 40 quilos que atingiu a região do Mare Imbrium. De acordo com os pesquisadores, o brilho foi tão forte que pode até ser notado até mesmo sem equipamento ótico.
Quem olhava para a Lua no momento do impacto poderia ter visto a explosão, mesmo sem usar telescópio. Por cerca de um segundo, o local do impacto ficou brilhando como uma estrela de magnitude 4.
O cientista Ron Suggs, analista do Marshall Space Flight Center, foi o primeiro a notar o impacto em um vídeo digital gravado por um dos telescópios de 14 polegadas do programa de monitoramento da NASA.
O meteoroide de aproximadamente 40 kg e medindo de 0,3 a 0,4 metros de largura atingiu a superfície lunar viajando a 56.000 mph (milhas por hora - sendo 1 milha = 1,6 Km), o que resultou numa explosão semelhante a 5 toneladas de TNT.
Fonte: NASA.