Informações sobre a Foto
A jovem e destacada cratera PROCLUS.
PROCLUS – Cratera(diâmetro: 26,91 km, profundidade: 1,9 km):
Coordenadas Selenográficas: LAT: 16° 06′ 00″ N, LON: 046° 48′ 00″ E.
Período Geológico Lunar: Coperniciano (de 1,1 bilhão de anos atrás até aos dias atuais).
Melhores períodos para observação: Quatro dias após à fase Lua nova ou três dias após à fase Lua cheia.
Quem foi PROCLUS? Proclus Lycius (412 – 485), chamado “Proclo, o Sucessor”, foi um filósofo neoplatônico grego, um dos últimos grandes filósofos clássicos da antiguidade tardia.
PROCLUS é uma destacada cratera de impacto muito jovem, localizada próximo à orla oeste do MARE CRISIUM (diâmetro: 418 km), na costa leste do PALUS SOMNI (diâmetro: 143 km)e a cerca de 120 Km ao sul da cratera MACROBIUS (diâmetro: 64 km, profundidade: 4,05 km).
Além de PROCLUS possuir um albedo elevadíssimo (taxa de reflexão de luz), o que dificulta na maioria das vezes a sua observação, existe uma outra característica destacada nessa proeminente cratera. Trata-se de sua distribuição diferenciada de raios brilhantes. Os raios se apresentam mais fortes no sentido noroeste. Isso nos revela que PROCLUS foi formada por um impacto oblíquo e num ângulo baixo, com o grande projétil (asteroide ou cometa) vindo da direção sudeste, onde não há raios marcando a superfície ou sinais de materiais ejetados pelo impacto.
O sistema de raios brilhantes de PROCLUS estende-se por mais de 600 Km por sobre a superfície lunar. O elevadíssimo albedo de PROCLUS perde apenas para o forte brilho da jovem cratera ARISTARCHUS (diâmetro: 40 km, profundidade: 3,15 km), localizada no OCEANUS PROCELLARUM. A borda da cratera PROCLUS não é perfeitamente circular. Seu piso interno é bastante irregular e desnivelado.