Informações sobre a Foto
A grande escarpa curvilínea Rupes ALTAI.
Rupes ALTAI:
Escarpa.
Comprimento: 480 Km;
Altura máxima: 4 Km
Coordenadas selenográficas: LAT: 24° 18′ 00″ S e LON: 22° 36′ 00″ E;
Período geológico lunar: Nectárico (Nectarian): de 3,92 bilhões até 3,85 bilhões anos atrás.
Melhor período para observação: 5 dias após a Lua nova ou 4 dias após a Lua cheia.
Sobre o nome ALTAI: Nome em referência às Montanhas ALTAI, que estão localizadas no centro-leste da Ásia, onde China, Rússia, Cazaquistão e Mongólia se encontram. Nessas montanhas os rios Irtysh e Ob tem suas nascentes.
Rupes ALTAI é uma grande e destacada falha na superfície lunar. É uma escarpa curvilínea localizada no quadrante sudeste da Lua.
Rupes são linhas de penhascos ou escarpas montanhosas, que algumas vezes são identificadas como os restos das bordas ou anéis de bacias muito antigas.
Rupes ALTAI é a escarpa mais destacada da Lua. Ela está posicionada a sudoeste do Mare NECTARIS, com forma de arco de círculo, de orientação sudeste-noroeste.
Rupes ALTAI é parte de um dos anéis concêntricos remanescentes ao redor da bacia NECTARIS. Essa destacada escarpa curvilínea de 480 Km de comprimento, tem orientação no sentido SE - NW. As encostas de Rupes ALTAI, que declinam para a bacia, brilham muito sob o Sol nascente (2 - 3 dias antes do quarto-crescente) e, de forma contrária, desaparecem em suas próprias sombras, quando o Sol está se pondo (2 - 3 dias antes do quarto-minguante).
Mare NECTARIS é o “mar” com menos quantidade de lava basáltica do lado visível da Lua. A lava fluiu no passado através de rachaduras ou fissuras da crosta no fundo da superfície interna da bacia NECTARIS, causadas pelo colossal impacto que criou a cavidade da bacia.
A grande escarpa Rupes ALTAI, com seus 480 Km de extensão, tem seu início na borda oeste da cratera PICCOLOMINI (diâmetro: 88 Km, profundidade: 4,5 Km, LAT: 29° 42′ 00″ S e LON: 32° 18′ 00″ E). A partir daí, desenvolve seu perfil curvo na direção noroeste, atingindo em seu caminhamento cerca de 4 Km de altitude em seu ponto mais alto, em relação ao piso do interior da bacia. Esse ponto mais alto é próximo da pequena cratera Polybius T, de 12 Km de diâmetro (LAT: 26.1° S e LON: 25.5° E).
O término do corpo da escarpa Rupes ALTAI, no seu extremo noroeste, tem baixa altitude e pouca definição, devido a estar numa região irregular, mais ao norte, a oeste da cratera CYRILLUS (diâmetro: 98 Km, profundidade: 3,1 Km, LAT: 13° 12′ 00″ S e LON: 24° 00′ 00″ E).
Rupes ALTAI é parte da proeminente borda ou anel principal da grande bacia de impacto NECTARIS, que tem cerca de 860 Km de largura. Como o Mare NECTARIS tem pouca quantidade de lava, faz com que a bacia tenha suas partes mais externas expostas, concentrando a cobertura lisa de lava basáltica apenas na parte mais interior da bacia.
Foto: A enorme e proeminente escarpa curvilínea Rupes ALTAI, que promove um grande “degrau” na superfície lunar. Rupes ALTAI na realidade, é um dos anéis externos da bacia NECTARIS. Foto executada por VTOL em 22 de fevereiro de 2011, 02:28:22.
Ilustração: Composição com a Lua cheia apresentando a área de abrangência da foto de Rupes ALTAI. O perfil altimétrico do ponto mais alto dessa grande escarpa (próximo da cratera Polybius T), que cria um grande “degrau” com cerca de 4 Km de altitude em relação à superfície do interior da bacia, também é apresentado. Foto por VTOL e perfil por NASA / LRO QuickMap.
Foto executada com apenas 1 frame em 11 de abril de 2012, 03:12:34 (06:12:34 UT).