Informações sobre a Foto
Crateras ALBATEGNIUS e KLEIN em 15 de março de 2020.
Cratera ALBATEGNIUS:
Diâmetro: 131 Km;
Profundidade: 5 Km;
Coordenadas Selenográficas: LAT: 11° 12′ 00″ S, LON: 04° 06′ 00″ E;
Melhor período para observação: Na fase Quarto-Crescente ou 6 dias após a fase Lua Cheia;
Período Geológico Lunar: Nectárico (Nectarian): 3,92 bilhões até 3,85 bilhões anos atrás;
Quem foi ALBATEGNIUS? Muhammed bem Geber al Batani (852 – 929) foi um astrônomo, astrólogo e matemático árabe.
ALBATEGNIUS é uma antiga cratera de impacto de morfologia complexa, que tem forma quase hexagonal. Suas paredes altas estão fortemente erodidas por impactos posteriores e desmoronamentos. Suas encostas íngremes são crivadas de pequenos impactos. Possui um vasto piso interno plano e liso, inundado por lava, que apresenta pequenos impactos e algumas depressões rasas. Essas pequenas depressões são minúsculas crateras, provenientes de impactos no grande piso de ALBATEGNIUS e que, posteriormente, foram inundadas por material liso (porém não se sabe se foram inundadas por materiais derretidos ejetados na criação da Bacia IMBRIUM -- ALBATEGNIUS foi criada antes do que a Bacia IMBRIUM -- ou por alguma atividade vulcânica desconhecida). Elas apresentam formatos que lembram pires rasos (saucers).
O pico central de ALBATEGNIUS eleva-se por cerca de 1,7 Km em relação à superfície do piso interno e apresenta um minúsculo impacto em sua ponta.
ALBATEGNIUS hospeda no quadrante sudoeste de seu piso interno a cratera de porte médio KLEIN, com 43 Km de diâmetro, significando com isso que KLEIN é mais jovem que ALBATEGNIUS. Ela também hospeda na área norte de seu piso, a cratera Albategnius B, com 20 Km de diâmetro, Albategnius C, com 6 Km de diâmetro e Albategnius N, com 9 Km de diâmetro.
Ilustração: A cratera ALBATEGNIUS com seu piso plano e liso, que hospeda as crateras KLEIN e Albategnius B. O perfil altimétrico SW – NE abrangendo KLEIN e ALBATEGNIUS também é apresentado. Foto por VTOL e perfil por NASA LRO QuickMap.
Cratera KLEIN:
Diâmetro: 43 Km;
Profundidade: 1,5 Km;
Coordenadas Selenográficas: LAT: 12° 00′ 00″ S, LON: 02° 36′ 00″ E;
Melhor período para observação: Na fase Quarto-Crescente ou 6 dias após a fase Lua Cheia;
Período Geológico Lunar: Nectárico (Nectarian): 3,92 bilhões até 3,85 bilhões anos atrás;
Quem foi KLEIN? Hermann Joseph Klein (1844 - 1914) foi um astrônomo, autor e professor alemão, nascido em Colônia.
KLEIN é uma cratera relativamente rasa em comparação com as outras anteriormente descritas. O impacto que a criou, destruiu a parede sudoeste da cratera ALBATEGNIUS e ocupou grande parte do quadrante sudoeste do piso interno da cratera citada. Isto prova que KLEIN é mais jovem que ALBATEGNIUS.
A cratera KLEIN Possui piso plano, que foi inundado por lava e um pequeno pico central, com cerca de 500 m de altitude em relação ao fundo da cratera. Ela hospeda em sua borda nordeste a cratera Klein A, de 9 Km de diâmetro, e na borda sul hospeda a pequena cratera Klein C de 6 km de diâmetro.
Imagem: Lua cheia apresentando a abrangência da foto enfocando as crateras ALBATEGNIUS e KLEIN - VTOL.
Composição: As crateras ALBATEGNIUS e KLEIN fotografada em voo orbital pela sonda lunar robótica americana LRO da NASA.
Foto executada com apenas 1 frame em 14 de abril de 2016, 19:07:46 (22:07:46 UT).
Foto executada com apenas 1 frame em 15 de março de 2020, 01:35:48 (04:35:48 UT).