Informações sobre a Foto
A jovem cratera COPERNICUS e o Sistema de Raios Brilhantes.
Um sistema de raios brilhantes é criado pelo impacto do asteroide ou cometa que criou a cratera. Nesse instante fortemente explosivo, escombros de materiais frescos escavados são ejetados com velocidade balística e grande energia para todos os lados (fluem radialmente para fora do local do impacto original), marcando a superfície lunar por até centenas de quilômetros, dependendo da potência do impacto. Um exemplo clássico de cratera com sistema de raios brilhantes é a jovem, grande e proeminente COPERNICUS, mostrada na foto (diâmetro: 96 Km, profundidade: 3,8 Km).
A cratera COPERNICUS pertence ao período geológico lunar que ela mesma definiu, ou seja, período geológico lunar Copernicano (de 1,1 bilhões de anos atrás até os dias atuais).
Os raios brilhantes são trilhas de materiais com alto albedo ou taxa de refletividade da luz, compostos por uma pitada muito fina de material ejetado pulverizado (principalmente esferas vítreas), que são respingadas balisticamente através da superfície lunar.
No espaço de alguns milhões de anos, os raios brilhantes desaparecerão, por causa do efeito de bombardeio radioativo do vento solar e, particularmente, devido à agitação da camada superficial da Lua (regolito), causada principalmente por impactos de micrometeoritos e pelas bruscas tensões térmicas diárias (grandes inversões de temperaturas).Isto posto, um sistema de raios brilhantes é, basicamente, característica de cratera jovem.
A jovem e destacada cratera COPERNICUS possui um dos mais visíveis sistemas de raios brilhantes da Lua. Seus raios se estendem por até 700 Km em todas as direções, através dos mares de lava circundantes.
Foto executada com apenas 1 frame em 11 de abril de 2012, 02:23:56 (05:23:56 UT).