Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
Rima SHARP - fino canal sinuoso de difícil observação.
(créditos: Vaz Tolentino e NASA.)

Informações sobre a Foto

Rima SHARP - fino canal sinuoso de difícil observação.

(créditos: Vaz Tolentino e NASA.)

Rima SHARP caracteriza-se como um fino e extenso canal sinuoso de origem vulcânica, difícil de se observar e fotografar com telescópios baseados na Terra. Rima SHARP localiza-se nas coordenadas selenográficas LAT: 46.018° N e LON: 50.361° W, e estende-se por cerca de 250 Km, orientada na direção Norte - Sul, abrangendo uma região fronteiriça, entre o Sinus RORIS e o Oceanus PROCELLARUM.

Rima SHARP atinge, em suas partes mais amplas, até 2,3 Km de largura e 2,5 Km de profundidade (medições feitas com Search Toll (LRO QuickMap).

Rima SHARP derivou seu nome da cratera de impacto SHARP (diâmetro: 40 Km, profundidade: 3,2 Km), localizada a cerca de 60 Km a oeste de Sinus IRIDUM, aos pés da cordilheiras dos Montes JURA, nas coordenadas selenográficas LAT: 45.715° N e LON: 40.217° W, numa região montanhosa, irregular emuito acidentada.

A cratera SHARP possui morfologia complexa, apresentando paredes internas estruturadas em terraços e piso interno que hospeda um baixo pico central. Algumas minúsculas crateras de impacto também residem em seu piso interno. Entre as crateras SHARP e Sharp A (diâmetro: 17 Km) existe um destacado canal sinuoso, porém sem identificação oficial.

A cratera de impacto SHARP, por sua vez, originou seu nome do astrônomo e matemático inglês Abraham Sharp (1653 – 1742).

O canal sinuoso de origem vulcânica Rima SHARP teve sua nomeação aprovada oficialmente em 1964, pelo Working Group for Planetary System Nomenclature (WGPSN), da International Astronomical Union (IAU).

Nessa bela imagem obtida em voo orbital pela sonda lunar robótica americana LRO (NASA), podemos observar que, Rima SHARP, é bem mais extensa do que foi registrado pela foto obtida com o telescópio baseado na Terra.

Imagem de Rima SHARP obtida em voo orbital pela sonda lunar robótica japonesa SELENE (JAXA). 

Imagem mostrando uma das medições de altimetria no canal sinuoso Rima SHARP, através da ferramenta Draw/Search Tool do LRO QuickMap da NASA, apresentando a largura e a profundidade num  determinado ponto (as coordenadas do referido ponto são apresentadas na imagem). 

Concepção artística de Rima SHARP presente no trecho de mapa Lunar Chart LAC-23 do Lunar and Planetary Institute, publicado pela NASA /  Aeronautical Chart and Information Center, United States Air Force, em fevereiro de 1967.

Foto executada com apenas 1 frame em 18‎ de ‎janeiro‎ de ‎2019, ‏‎23:32:08 (01:32:08 UT).

Bo

Boletim Observe – agosto de 2024.
Boletim Observe – agosto de 2024.
Prezados colegas, O Boletim Observe! do mês de agosto de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição atual ... Leia mais

Prezados colegas, O Boletim Observe! do mês de agosto de 2024 está ... Leia mais
01/08/2024
Boletim_observe

O Boletim Observe! do mês de julho ...
O Boletim Observe! do mês de julho de 2024
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de julho de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: https://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de julho de 2024 está ... Leia mais
29/06/2024
Bo2

O Boletim Observe! do mês de junho ...
O Boletim Observe! do mês de junho de 2024
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de junho de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição atual do ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de junho de 2024 está disponível ... Leia mais
27/05/2024
Bo

O Boletim Observe! do mês de ...
O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está ... Leia mais
05/01/2024