
Informações sobre a Foto
A pequena cratera PIAZZI SMYTH.
PIAZZI SMYTH é uma pequena cratera de impacto de morfologia simples, de aro bem circular e formato de tigela, mostrando uma estrutura física geral muito bem conservada, pois não foi significativamente modificada por impactos posteriores. PIAZZI SMYTH apresenta cerca de 13 Km de diâmetro e 2,56 Km de profundidade. As paredes internas de PIAZZI SMYTH se inclinam suavemente para seu interior, até atingir seu pequeno piso circular, que possui um minúsculo e baixo montículo em seu fundo.
PIAZZI SMYTH está localizada de forma isolada, nas lavas basálticas escuras da parte leste do Mare IMBRIUM, nas coordenadas selenográficas LAT: 41° 54′ 00″ N e LON: 003° 12′ 00″ W, a cerca de 45 Km a noroeste do Mons PITON (altitude: 2,3 Km, diâmetro da base: 25 Km).
Na nomenclatura original da International Astronomical Union (IAU), a pequena colina no canto superior direito era conhecida como Piazzi Smyth Alpha, enquanto a outra colina na margem inferior esquerda, era conhecida como Piazzi Smyth Beta. Ambos os nomes foram retirados pela IAU em 1973.
O nome PIAZZI SMYTH foi escolhido em 1935 pela IAU para homenagear Charles Piazzi Smyth (1819 - 1900), de origem italiana, que foi designado como Astrônomo Real para a Escócia, de 1846 a 1888, baseado no Calton Hill Observatory, em Edimburgo. Foi também, professor de astronomia na University of Edinburgh. Em 1871 e 1872, Charles Smyth investigou os espectros da aurora e da luz zodiacal. O professor Charles Piazzi Smyth também é conhecido por muitas inovações na astronomia, além de importantes estudos pirimidológicos e metrológicos da Grande Pirâmide de Gizé, no Egito.


Composição: A região da cratera PIAZZI-SMYTH, apresentando as pequenas colinas que, até 1973, eram conhecidas como Piazzi Smyth Alpha (acima e à direita) e Piazzi Smyth Beta (abaixo e à esquerda) - NASA / LRO QuickMap.

Imagem: O perfil Altimétrico W - E da pequena cratera PIAZZI-SMYTH - LRO QuickMap.

Foto executada com apenas 1 frame em 05 de maio de 2018, 01:31:24 (04:31:24 UT).