Informações sobre a Foto
Domo vulcânico Thebit U 1.
Domo vulcânico Thebit U 1:
Dimensões na base: 10 Km X 6 Km;
Coordenadas Selenográficas: LAT: 20.5615o S, LON: 006.3913o W;
Melhor período para observação: 1 dia após o quarto-crescente ou no quarto minguante;
Quem foi THEBIT? Al-SabiThabit ibn al-Qurra Ḥarrānī (826 - 901) foi um matemático e astrônomo muçulmano iraquiano.
As cúpulas ou domos vulcânicos são comumente interpretados como tendo sido formados pela erupção de magma através de um orifício central (respiradouros vulcânicos ou chaminés). No entanto, certos domos lunares, tem o corpo extremamente baixo, sugerindo que eles foram formados por intrusão de volumes subterrâneos de magma pressurizado, conhecidos como diques, e não pela clássica erupção de lava. Nesta situação, a invasão do magma pressurizado ocorre entre as camadas de rochas, promovendo o encurvamento para cima da camada superior, criando assim, um perfil de domo ou cúpula sobre a superfície.
A maioria dos domos vulcânicos estão localizados em regiões de mares de lava escura, sendo que apenas alguns são encontrados em terras altas. Desses últimos, a maioria deles são mais íngremes e acentuados do que aqueles presentes nos mares de lava.
Thebit U 1 é um escudo ou domo vulcânico localizado cerca de 50 Km a noroeste da cratera THEBIT (diâmetro: 56 Km, profundidade: 3,3 Km). As dimensões na base do domo Thebit U 1 são: 10 Km X 6 Km;
O domo Thebit U 1 foi formado por vulcanismo extrusivo ,ou seja, movimento ou erupção de magma até o exterior da crosta através de respiradouros ou chaminés vulcânicas, com posterior solidificação da lava na superfície lunar.
Apesar de Thebit U 1 (assim como a bela escarpa RUSPES RECTA) estar localizado no piso interior inundado por lava de uma grande e antiga cratera fantasma, extraoficialmente chamada de "Ancient THEBIT" (THEBIT antiga - diâmetro: 200 Km), pelo seu porte mais íngreme, acentuado e corpo com textura clara (alta taxa de albedo ou taxa de reflexão de luz), ele se caracteriza como um domo de terras altas (assim como o MONS GRUITHUISEN GAMMA), cujas lavas são mais viscosas e ricas em sílica do que aqueles domos presentes nos mares lunares, que são mais baixos, achatados, escuros (baixa taxa de albedo) e difíceis de serem observados.
Foto executada com apenas 1 frame em 11 de novembro de 2013, 20:55:41 (23:55:41 UT).
Foto executada com apenas 1 frame em 11 de novembro de 2013, 20:55:34 (23:55:34 UT)..
Equipamento utilizado:Telescópio Dobsoniano Sky-Watcher Collapsible 16" (diâmetro: 406 mm), Dist. Focal: 1800mm, Razão Focal: f/4.4 + Celestron Ultima 2X Barlow + Orion StarShoot Solar System Color Imaging Camera III.