Informações sobre a Foto
Monte hemisférico isolado, sem nominação, entre cordilheiras.
Imagem: Lua cheia apresentando a abrangência da foto enfocando o pequeno monte hemisférico - VTOL.
Pequeno monte hemisférico isolado entre duas cordilheiras:
No “gap” existente entre a cordilheira dos Montes APENNINUS (ao sul) e a cordilheira dos Montes CAUCASUS (ao norte), localiza-se um interessante monte hemisférico, próximo ao Promontorium FRESNEL, posicionado de forma isolada na região de transição entre as lavas do Mare IMBRIUM e do Mare SERENITATIS, nas coordenadas selenográficas LAT: 28.6o N, LON: 007.0o E. Tal formação montanhosa não possui nominação definida pela International Astronomical Union – IAU.
Traçando o perfil altimétrico através da ferramenta “Line Tool” do LRO QuickMap, constatei que o referido monte apresenta diâmetro de 5 Km em sua base circular e cerca de 940 metros (0,94 Km) de altitude em relação às lavas do mares circundantes.
A foto mostra que esse pequeno e isolado monte hemisférico possui alta taxa de albedo (reflexão de luz). Isso lhe confere um bom destaque em relação ao fundo dos mares de lavas escuras. Quando a luz solar incide de forma obliqua na referida formação hemisférica (no amanhecer ou entardecer na região), longas sombras se formam por sobre a superfície plana das lavas circundantes.
Cerca de 88 Km a nordeste do referido monte, encontra-se o grande domo vulcânico de perfil baixo designado como Linné A 1 (também conhecido como “Valentine Dome”), com aproximadamente 35 Km de diâmetro.
Cerca de 83 Km a noroeste do referido monte, encontra-se o grande domo vulcânico de perfil baixo, designado Aristillus 1, com aproximadamente 35 Km de diâmetro.
Os melhores períodos para observações desse diferenciado monte hemisférico são: no sexto dia após à Lua nova ou no quinto dia após à Lua cheia.
Imagem: O Perfil Altimétrico N - S do pequeno monte hemisférico isolado - LRO QuickMap.
Imagem: O Perfil Altimétrico W - E do pequeno monte hemisférico isolado - LRO QuickMap.
Imagem: O pequeno monte hemisférico isolado, sem nominação, fotografado pela sonda lunar robótica LRO da NASA.
Foto executada com apenas 1 frame em 14 de abril de 2016, 19:09:40 (22:09:40 UT).