Informações sobre a Foto
Cratera HAHN.
Cratera HAHN:
Diâmetro: 84 Km;
Profundidade: 4 Km;
Coordenadas Selenográficas: LAT: 31° 18′ 00″ N, LON: 73° 36′ 00″ E
Período Geológico Lunar: Ímbrico inicial (Early Imbrian): 3,85 bilhões até cerca de 3,8 bilhões de anos atrás.
Melhor período para observação: 2 dias após a Lua nova ou 1 dia após a Lua cheia.
Quem foi Hahn? Friedrich von Hahn (1742 – 1805) foi um astrônomo, filósofo e nobre alemão.
Imagem: Lua cheia apresentando a abrangência da foto enfocando a cratera Hahn - VTOL.
Hahn é uma formação circular caracterizada como uma cratera de impacto de morfologia complexa, de encostas muito íngremes, que apresenta externamente, circundando seu aro, uma espécie de muralha ou fortificação. Esse anel denso é proveniente dos volumes de materiais escavados e desmoronados das encostas da borda externa, além de outros ejetados pelo impacto que criou a cratera.
As paredes internas são estruturadas em terraços (como curvas de nível), criados por seções circulares inteiras de materiais que se despregaram da borda interna e deslizaram para baixo, principalmente logo após o impacto da criação.
A cratera Hahn localiza-se próximo do limbo nordeste lunar e hospeda em sua parede norte (chegando a atingir o seu piso interno) o impacto que criou a cratera Hahn F, com 23 Km de diâmetro.
O piso interno de Hahn é plano e tem aspecto relativamente liso, tendo sido inundado por lava basáltica que fluiu por rachaduras na crosta no fundo da cratera, criadas pelo grande impacto que a criou. O piso interno também apresenta uma montanha central, que tem seu comprimento orientado na direção Norte – Sul, atingindo cerca de 2 Km de altitude em relação ao fundo da cratera.
Imagem: A cratera Hahn (diâmetro: 84 Km) e sua hóspede, a cratera Hahn F (diâmetro: 23 Km), fotografadas pela sonda lunar robótica LRO da NASA.
Foto executada com apenas 1 frame em 19 de fevereiro de 2011, 01:59:40.