Informações sobre a Foto
Monte isolado, sem nominação, próximo da Cratera DIONYSIUS.
Imagem: Lua cheia apresentando a abrangência da foto enfocando o monte destacado e isolado, localizado a sudoeste da jovem Cratera DIONYSIUS - VTOL.
Monte isolado e destacado, sem nominação ou catalogação, próximo da Cratera DIONYSIUS:
A formação enfocada na foto de hoje caracteriza-se como um monte isolado, localizado a sudoeste da jovem Cratera DIONYSIUS (diâmetro: 18 Km, profundidade: 1,2 Km) e a leste da Cratera D'ARREST (diâmetro: 30 Km, profundidade: 1,5 Km). O referido monte não possui nominação e não está catalogado pela International Astronomical Union – IAU.
Este monte isolado está posicionado de forma destacada, longitudinalmente no sentido N – S, nas coordenadas selenográficas LAT: 02o N e LON: 016o E. A superfície de seu corpo apresenta formato arredondado, de textura relativamente lisa, com a presença de minúsculas crateras de impacto. A superfície do monte também possui alta taxa de albedo (reflexão de luz), o que ajuda a dar proeminência à essa formação. Este monte anônimo, muito provavelmente tenha sido criado por escombros escavados no enorme impacto que criou o MARE TRANQUILLITATIS (diâmetro: 700 Km), pois localiza-se muito próximo da orla oeste do referido mar de lavas.
Utilizando a ferramenta line tool do QuickMap, traçamos os perfis altimétricos N – S e W – E, e obtivemos as seguintes medidas:
Altitude máxima: 1,8 Km;
Comprimento total na base: 30 Km;
Largura total na base: 13 Km.
Imagem (Norte para direita): O destacado e isolado monte sem catalogação, fotografado pela sonda lunar robótica Lunar Reconnaissance Orbiter - LRO da NASA.
Imagem (Norte para direita): O perfil altimétrico N - S do referido monte isolado - LRO QuickMap.
Imagem (Norte para direita): O perfil altimétrico W - E do referido monte isolado - LRO QuickMap.
Foto (Norte para direita) executada com apenas 1 frame em 22 de fevereiro de 2011, 02:28:50.