Informações sobre a Foto
Cratera MERCURIUS.
Imagem: Lua cheia mostrando a abrangência da foto enfocando a cratera MERCURIUS - VTOL.
MERCURIUS é uma cratera de impacto de morfologia complexa, localizada nas coordenadas selenográficas LAT: 46.6° N, LON: 66.2° E, que apresenta diâmetro de 67 Km e profundidade de 3.6 Km. Apesar de MERCURIUS possuir aro circular, sua borda é um pouco irregular, apresentando protuberâncias para fora do aro. Devido à ocorrência de deslizamentos das paredes internas, MERCURIUS apresenta estrutura em terraços e bordas afiadas. MERCURIUS também hospeda alguns impactos que geraram pequenas crateras em suas paredes internas e no baluarte externo.
O piso interno de MERCURIUS foi inundado por fluxos de lava basáltica que escaparam por fissuras no fundo da cratera. Isso criou um aspecto liso e plano ao seu piso. As fissuras foram causadas pelo impacto que criou a cavidade da cratera. Existem algumas minúsculas crateras hospedadas na superfície do piso interno. No centro do piso interno existe um pequeno monte, que se eleva cerca de 390m em relação à superfície circundante do piso.
Ao sul de MERCURIUS está localizado um pequeno lago de lavas escuras de formato irregular, conhecido como Lacus SPEI (diâmetro: 80 Km). A oeste está localizado um lago de lavas maior, conhecido como Lacus TEMPORIS (diâmetro: 117 Km).
O nome MERCURIUS homenageia uma figura mitológica romana, um deus patrono dos ganhos financeiros, comércio, eloquência/poesia e das mensagens/comunicações. Ele era considerado o filho de Maia e Júpiter na mitologia romana, além de ser considerado também, o guia das almas para o submundo.
Imagem: A cratera MERCURIUS fotografada pela sonda lunar americana LRO da NASA.
Imagem: O perfil altimétrico da cratera MERCURIUS - LRO QuickMap.
Imagem: O perfil altimétrico do pequeno pico ou monte central da cratera MERCURIUS - LRO QuickMap.
Foto executada com apenas 1 frame em 22 de maio de 2016, 23:56:52 (02:56:52 UT).