Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
A grande e bela cordilheira MONTES APENNINUS.
(créditos: Tolentino.)

Informações sobre a Foto

A grande e bela cordilheira MONTES APENNINUS.

(créditos: Tolentino.)

Bacias são formações causadas pelos maiores impactos ocorridos na Lua. Impactos de enorme calibre criaram crateras gigantes (bacias) com centenas ou até milhares de quilômetros de diâmetro.

Os enormes impactos ejetaram grandes volumes de material fundido em todas as direções, o que ocasionou a criação de extensas cadeias de montanhas (cordilheiras) no entorno e próximo às cavidades das bacias.

Essas crateras de tamanho extremamente grande (bacias) foram inundadas por lava basáltica que escaparam do interior da Lua, através das rachaduras na crosta que foram causadas pelos enormes impactos. Isso criou os grandes mares lunares de lava escura (do latim maria, singular mare).

Um belo exemplo de montanhas criadas por escombros ejetados são os Montes APENNINUS (coordenadas selenográficas: LAT: 18° 54′ 00″ N, LON: 03° 42′ 00″ W). Essa cordilheira se apresenta como uma impressionante formação com 978 Km de comprimento, criada por material escavado no impacto que gerou a grande bacia IMBRIUM.

Foto: A cordilheira Montes APENNINUS e suas principais montanhas. A montanha de maior altitude da cordilheira é o Mons HUYGENS, com 5,5 km.

Na realidade, a cordilheira Montes APENNINUS é apenas uma pequena seção ou seguimento que marca a borda da vasta bacia IMBRIUM. Essa grande bacia depois foi inundada por lava e ficou conhecida como Mare IMBRIUM, que é o segundo mar de lavas da Lua (atrás apenas do Oceanus PROCELLARUM) e possui diâmetro da ordem de 1.200 km.

O destacado conjunto de montanhas dos Montes APENNINUS localiza-se na orla sudeste do Mare IMBRIUM. A cordilheira imprime uma leve curva, iniciando próximo da cratera ERATOSTHENES e seguindo na direção nordeste. Montes APENINNUS contém a mais alta montanha da face visível da Lua, o Mons HUYGENS, com seus 5,5 km de altitude.

Foto: Uma visão panorâmica da grande bacia IMBRIUM, onde podemos observar que os Montes APENNINUS são parte da borda original da bacia.

Foto principal executada com apenas 1 frame em 11‎ de ‎novembro‎ de ‎2013, ‏‎21:53:39.

Bo

Boletim Observe – agosto de 2024.
Boletim Observe – agosto de 2024.
Prezados colegas, O Boletim Observe! do mês de agosto de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição atual ... Leia mais

Prezados colegas, O Boletim Observe! do mês de agosto de 2024 está ... Leia mais
01/08/2024
Boletim_observe

O Boletim Observe! do mês de julho ...
O Boletim Observe! do mês de julho de 2024
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de julho de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: https://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de julho de 2024 está ... Leia mais
29/06/2024
Bo2

O Boletim Observe! do mês de junho ...
O Boletim Observe! do mês de junho de 2024
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de junho de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição atual do ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de junho de 2024 está disponível ... Leia mais
27/05/2024
Bo

O Boletim Observe! do mês de ...
O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está ... Leia mais
05/01/2024