Informações sobre a Foto
Cratera THEOPHILUS.
Cratera THEOPHILUS:
Diâmetro: 110 Km;
Profundidade: 4,4 Km
Coordenadas Selenográficas: LAT: 11° 24′ 00″ S, LON: 26° 24′ 00″ E.
Período Geológico Lunar: Eratosteniano (Eratosthenian): 3,2 bilhões até 1,1 bilhão de anos atrás.
Melhor período de observação: 5 dias após a Lua nova ou 4 dias após a Lua cheia.
Quem foi THEOPHILUS? Theophilus of Alexandria (385 - 412) foi bispo e patriarca de Alexandria no Egito.
As crateras THEOPHILUS, CYRILLUS e CATHARINA formam um dos conjuntos mais interessantes para a observação telescópica. Esse destacado trio se localiza na margem oeste do Mare NECTARIS.
A proeminente cratera THEOPHILUS é a mais jovem desse trio e é, por si própria, uma formação espetacular e um clássico exemplo de cratera com morfologia complexa. Suas bordas são externas são conservadas e elevam-se em média mais de 1,5 Km acima do nível da superfície exterior circundante e formam uma espécie de “fortificação” com paredes escarpadas e inclinadas, criadas pelos escombros cavados e ejetados durante o impacto.
O interior da cratera THEOPHILUS apresenta morfologia muito complexa. Suas paredes internas sofreram muitos deslizamentos e desmoronamentos, sendo claramente estruturadas em forma de degraus ou curvas de nível (terraços). Seu piso foi inundado por lava e criou um aspecto plano e um pouco rugoso, principalmente do lado leste. No centro do piso existe um magnífico conjunto maciço de montanhas, com o maior pico atingindo mais de 2,5 Km acima da superfície do piso.
A borda sudoeste de THEOPHILUS adentrou a borda nordeste da cratera CYRILLUS, provando que THEOPHILUS é mais jovem que seu vizinho.
Existem relatos de ocorrências de TLP na cratera THEOPHULUS.
Foto executada com apenas 1 frame em 11 de abril de 2012, 02:36:50 (05:36:50 UT).