Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
A grande escarpa curvilínea RUPES ALTAI.
(créditos: Tolentino)

Informações sobre a Foto

A grande escarpa curvilínea RUPES ALTAI.

(créditos: Tolentino)

 

Rupes ALTAI: escarpa.

Coordenadas Selenográficas: LAT: 24° 18′ 00″ S, LAT: LON: 22° 36′ 00″ E;

Comprimento: 427 Km;

Altitude máxima: 1000m.

Nome em referência às Montanhas ALTAI, que estão localizadas no centro-leste da Ásia, onde China, Rússia, Cazaquistão e Mongólia se encontram. Também é o local onde os rios Irtysh e Ob tem suas nascentes.

“Rupes” são linhas de penhascos ou escarpas montanhosas presentes na superfície lunar.

Geralmente são restos das bordas de grandes crateras ou bacias muito antigas.

Mare NECTARIS é o “mar” com menos quantidade de lava basáltica (que no passado fluiu como líquido através de rachaduras na superfície) do lado visível da Lua. Aparentemente (só aparentemente), a borda leste do Mare NECTARIS parece ser definida pelo arco de círculo imaginário que passa pelas crateras FRACASTORIUS, BEAUMONT e THEOPHILUS, que delimita a porção circular lisa inundada por lava.

Posicionada no quadrante sudeste da Lua, Rupes ALTAI é a escarpa mais destacada da superfície lunar. Com forma de arco de círculo e orientação sudeste-noroeste, Rupes ALTAI tem seu início na borda oeste da cratera PICCOLOMINI. A partir daí, desenvolve seu perfil curvo na direção noroeste, atingindo no caminhamento, cerca de 1000m de altitude em relação ao terreno circundante. O término do corpo da escarpa no extremo noroeste, tem baixa altitude e menos definição, devido estar numa região irregular, a oeste da cratera CYRILLUS.

Na realidade, Rupes ALTAI, com seus 427 Km de extensão, é a proeminente borda principal da grande bacia de impacto que forma o Mare NECTARIS, que tem cerca de 860 Km de largura. Como já dissemos, Mare NECTARIS tem pouca quantidade de lava (ou seja, é mais “seco” de lava), fazendo com que a bacia tenha as partes mais externas expostas, estando a cobertura lisa de lava concentrada na parte mais interior.

Foto com apenas 1 frame em  ‎22‎ de ‎fevereiro‎ de ‎2011, ‏‎02h34m.

Carj

CARJ - Meio séculos de olhos ...
CARJ - Meio séculos de olhos voltados para o céu!
Meio século de olhos voltados para o céu: o CARJ completa 50 anos Fundado em 30 de junho de 1976 no Observatório Nacional, o Clube de Astronomia do Rio de Janeiro atravessou décadas difundindo a ciência do ... Leia mais

Meio século de olhos voltados para o céu: o CARJ completa 50 anos Fundado em 30 ... Leia mais
03/06/2026
Carj15

Os 50 anos do tradicional CARJ!
Os 50 anos do tradicional CARJ!
ENFIM, CHEGAMOS AOS 50 ANOS! Bons Céus a todos com muitas novidades para o Clube de Astronomia mais conhecido do Brasil! No dia 30 de Junho, o CARJ (Clube de Astronomia do Rio de Janeiro), completará 50 anos e, para ... Leia mais

ENFIM, CHEGAMOS AOS 50 ANOS! Bons Céus a todos com muitas novidades para o Clube ... Leia mais
02/06/2026
Bo

Boletim Observe! do mês de junho ...
Boletim Observe! do mês de junho de 2026.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de junho de 2026 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição atual ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de junho de 2026 está disponível ... Leia mais
27/05/2026
Bo

"Boletim Observe!" - abril de ...
"Boletim Observe!" - abril de 2025.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de abril de 2025 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de abril de 2025 está ... Leia mais
29/03/2025