Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
A bela e destacada cordilheira dos MONTES APENNINUS.
(créditos: Vaz Tolentino.)

Informações sobre a Foto

A bela e destacada cordilheira dos MONTES APENNINUS.

(créditos: Vaz Tolentino.)

Montes APENNINUS – Cordilheira:

Extensão: 600 km.

Coordenadas Selenográficas: LAT: 19° 55′ 12″ N, LON: 002° 51′ 36″ W.

A destacada cordilheira dos Montes APENNINUS é a faixa contínua de montanhas mais impressionante da face visível da Lua. A proeminente formação localiza-se na orla sudeste do Mare IMBRIUM.

A bela cordilheira imprime uma leve curva no sentido sudoeste - nordeste, iniciando próximo da cratera ERATOSTHENES (diâmetro: 58 Km, profundidade: 3,43 Km), ao sul, bem na fronteira entre o Mare IMBRIUM e o Sinus AESTUUM. A partir daí, vai seguindo na direção nordeste, por cerca de 600 km.       

A destacada cratera de impacto de morfologia complexa ERATOSTHENES está situada no estremo sul da cordilheira dos Montes APENNINUS, bem na fronteira entre o Mare IMBRIUM e o Sinus AESTUUM.

O grande relevo topográfico da Cordilheira dos Montes APENNINUS é um produto criado por escombros escavados pelo gigantesco impacto que criou a enorme bacia IMBRIUM.

Posteriormente a bacia foi inundada por grandes volumes de lava basáltica, que fluíram por rachaduras na crosta lunar, no fundo da cavidade da bacia, o que resultou na criação da grande região de lavas escuras Mare IMBRIUM (o segundo maior mar de lavas da Lua, atrás apenas do Oceanus PROCELLARUM). Essa bela cordilheira forma a sequência sudeste do anel principal da Bacia IMBRIUM.

Isto posto, o enorme choque inicial que criou a ampla Bacia IMBRIUM escavou e rearranjou uma enorme quantidade de material da crosta, criando as terras altas (montanhas, planaltos e platôs) existentes na área de impacto, sendo que a maior elevação estrutural ocorreu na borda sudeste do anel externo da bacia, ou seja, a destacada cordilheira Montes APENNINUS.

Essa proeminente cordilheira é composta por aproximadamente 3.000 picos. Alguns deles se destacam por sua altitude. Dentre os quais podemos citar:

MONS AMPERE: 3.000 m de altitude;

MONS BRADLEY: 4.200 m de altitude;

MONS HADLEY: 4.800 m de altitude;

MONS HADLEY DELTA: 4.600 m de altitude;

MONS HUYGENS: 5.500 Km de altitude;

MONS WOLFF: 3.500 m de altitude;

MONS HUYGENS é a montanha mais alta dos Montes APENNINUS, apresentando aproximadamente 5.500 Km de altitude. MONS HUYGENS é considerada a montanha mais alta da Lua, mas não o ponto mais alto, pois está situada numa região baixa da superfície da Lua. Oponto de maior elevação em toda a superfície da Lua está localizado no lado oculto lunar, nas coordenadas selenográficas: LAT: 05° 24′ 45″ N, LON: 158° 38′ 0.6″ W,junto à borda leste da cratera ENGEL’GARDT (diâmetro: 43 km), atingindo 10.786 m acima da elevação lunar média, sendo 1.938 m mais alto que o Monte Evereste da Terra. O nome HUYGENS homenageia Christian Huygens (1629 - 1695), um astrônomo, físico e matemático holandês. O nome APENNINUS homenageia uma cadeia de montanhas que se estende por cerca de 1.200 km ao longo do comprimento da península italiana.

Durante a missão Apollo 15, os astronautas David Scott e James Irwin alunissaram na base oeste da ponta norte da cordilheira dos Montes APENNINUS, onde coletaram muitas amostras, que serviram de base para um estudo científico profundo sobre a cordilheira.

Foto de frame único em ‎07‎ de ‎outubro‎ de ‎2019, ‏‎19:05:00 (22:05:00 UT).

Fragmentos2

O SUICÍDIO DO COMETA ...
O SUICÍDIO DO COMETA SCHOEMAKER-LEVY 9 - por Nelson Travnik.
O SUICÍDIO DO COMETA SCHOEMAKER-LEVY 9 Muitas gerações irão passar sem que seja observado um apocalíptico evento planetário comparável ao que foi visto em Júpiter durante o mês de julho ... Leia mais

O SUICÍDIO DO COMETA SCHOEMAKER-LEVY 9 Muitas gerações irão passar sem ... Leia mais
02/08/2022
Trav

ONDE ESTÁ O OBSERVATÓRIO ...
ONDE ESTÁ O OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO?
ONDE ESTÁ O OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO? Há um ano, acontecia em Piracicaba o maior atentado perpetrado no País contra a ciência do céu. Após quase 30 anos de laboriosa existência, ... Leia mais

ONDE ESTÁ O OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO? Há um ano, acontecia em ... Leia mais
09/07/2022
Eta_carinae

ETA CARINAE, UMA ESTRELA QUE VAI ...
ETA CARINAE, UMA ESTRELA QUE VAI EXPLODIR “AMANHÔ
ETA CARINAE, UMA ESTRELA QUE VAI EXPLODIR “AMANHÔ Por NELSON TRAVNIK* Quando olhamos para o céu, vemos a olho nu, cerca de 6.000 estrelas, parte de 200 bilhões que existem em nossa galáxia. Hoje sabemos que ... Leia mais

ETA CARINAE, UMA ESTRELA QUE VAI EXPLODIR “AMANHÔ Por NELSON TRAVNIK* Quando ... Leia mais
05/07/2022
Boletim_observe2

O Boletim Observe! do mês de julho ...
O Boletim Observe! do mês de julho de 2022 .
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de julho de 2022 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição atual do ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de julho de 2022 está disponível ... Leia mais
28/06/2022