Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
Provável cratera fantasma (No. 5) junto de TRIESNECKER
(créditos: Vaz Tolentino.)

Informações sobre a Foto

Provável cratera fantasma (No. 5) junto de TRIESNECKER

(créditos: Vaz Tolentino.)

Provável cratera fantasma junto da cratera TRIESNECKER, a nordeste do Sinus MEDII:

Revendo meus arquivos de selenofotos, deparei-me com uma imagem executada em 24‎ de ‎agosto‎ de ‎2012, ‏‎às 19:25:02 (22:25:02 UT), onde foi revelado uma formação bastante sutil, que não aparece em outras imagens feitas pelo VTOL dessa mesma região!

A tal formação caracteriza-se como uma cratera fóssil, posicionada junto à borda sudoeste da cratera TRIESNECKER (diâmetro: 26 Km, profundidade: 2,76 Km). Com a aplicação da ferramenta de perfil altimétrico do LRO QuickMap por sobre a suposta cratera fantasma, foi constatado uma real concavidade.

As medições fornecidas pelo LRO QuickMap são os seguintes:

Diâmetro: aproximadamente 23 Km.

Profundidade máxima: aproximadamente 160 m.

Coordenadas Selenográficas: LAT: 3.3130º N, LON: 2.4270º E.

A provável formação fantasma ou fóssil localiza-se entre as crateras TRIESNECKER e CHLADNI (a sudoeste de TRIESNECKER e a sudeste de CHLADNI). Ela encontra-se inundada por lava basáltica proveniente do SINUS MEDII, ou seja, essa suposta cratera fantasma é mais antiga que as lavas do Sinus MEDII.

Aparentemente não existem resquícios de um pico central. Alguns segmentos remanescentes do aro original da cratera fantasma afloram por sobre a lava circundante. Existem duas minúsculas crateras na superfície interior da provável cratera fantasma, uma por sobre sua borda sul, conhecida como TRIESNECKER J (diâmetro: 3,3 Km e profundidade: 490 m) e outra por sobre a borda sudeste, conhecida como TRIESNECKER H (diâmetro: 2,5 Km e profundidade: 460 m).

Devido à sua rasa profundidade (apenas 170 m), essa provável cratera fantasma é muito difícil de ser identificada através de uma ocular. Porém, o efeito do contraste proporcionado pelas diferenças dos albedos do aro e da superfície do Sinus MEDII, foi a pista para sua detecção.

Pesquisando imagens orbitais dessa região capturadas com a luz solar alta pela espaçonave APOLLO 10 e pela sonda Lunar Orbiter 4, constatamos que essa provável cratera fantasma não se revela! Além disso, essa sutil formação não aparece em literatura técnica, mapas ou atlas lunares, e não é catalogada pela IAU (International Astronomical Union).

FotoA provável cratera fantasma localizada nas lavas do Sinus MEDII, junto à borda sudoeste de TRIESNECKER e a leste de CHLADNI. O perfil altimétrico no sentido W – E também é apresentado. Foto executada por VTOL em ‎24‎ de ‎agosto‎ de ‎2012, ‏‎19:25:02.

IlustraçãoA localização da foto e as minúsculas crateras Triesnecker J (diâmetro: 3,3 Km) e Triesnecker H (diâmetro: 2,5 Km) localizadas por sobre o aro da suposta cratefa fóssil - VTOL.

Bernhard_schmidt

BERNHARD SCHMIDT: O GÊNIO ÓPTICO ...
BERNHARD SCHMIDT: O GÊNIO ÓPTICO DO SÉCULO XX
BERNHARD SCHMIDT : O GÊNIO ÓPTICO DO SÉCULO XX Nelson Travnik Há 142 anos, nasceu um homem que com um só braço iria revolucionar a fotografia sideral. Nos registros de nascimento de uma igreja de ... Leia mais

BERNHARD SCHMIDT : O GÊNIO ÓPTICO DO SÉCULO XX Nelson Travnik Há 142 ... Leia mais
17/04/2021
Bo2

O Boletim Observe! do mês de ...
O Boletim Observe! do mês de março de 2021.
Nobres colegas. O Boletim Observe! do mês de março de 2021 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a ... Leia mais

Nobres colegas. O Boletim Observe! do mês de março de 2021 está ... Leia mais
03/03/2021
Aeb3

Satélite AMAZONIA 1 - Lançamento.
Satélite AMAZONIA 1 - Lançamento.
A Agência Espacial Brasileira vai transmitir ao vivo o lançamento do satélite AMAZONIA 1. A live inicia às 23h50 do sábado (27/02/2021). O horário se deve ao fato de o lançamento ocorrer na ... Leia mais

A Agência Espacial Brasileira vai transmitir ao vivo o lançamento do satélite ... Leia mais
26/02/2021