Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
Mare Orientale.
(créditos: Vaz Tolentino.)

Informações sobre a Foto

Mare Orientale.

(créditos: Vaz Tolentino.)

Mare ORIENTALE:

Mare ORIENTALE é uma enorme formação circular, caracterizada como uma enorme bacia de impacto, estruturada internamente com dois anéis concêntricos de montanhas (Montes ROOK e Montes CORDILLERA), sendo parcialmente inundado por lava basáltica escura.

Mare ORIENTALE se estende por aproximadamente 930 Km pela superfície da borda extrema oeste-sudoeste da Lua, na zona de librações, sendo de difícil visualização a partir do nosso ponto de vista aqui da Terra. Mare ORIENTALE é considerada a mais jovem bacia de impacto da Lua. Estima-se que o impacto do asteróide ou cometa que criou essa enorme formação, tenha ocorrido há cerca de 3.8 bilhões de anos.

Também podemos descrever Mare ORIENTALE como uma ampla formação localizada na zona de libração sudoeste lunar, cuja bacia é circundada por dois grandes anéis de montanhas distintos, como se fosse um alvo, sendo que o anel externo mede extraordinários 930 Km de perímetro. Apesar de Mare ORIENTALE parecer um alvo gigante, os telescópios baseados na Terra só conseguem uma visão parcial, devido à sua posição, junto ao limbo lunar sudoeste.

Mare ORIENTALE apresenta aproximadamente 300 Km de diâmetro. O anel interno de cadeia de montanhas, conhecido como Montes ROOK, atinge altitude máxima de 6 Km em relação à superfície circundante e cerca de 600 Km de perímetro. No interior de Montes ROOK localiza-se um lago de lavas escuras, conhecido como Lacus VERIS. Essa região, sob a luz do Sol, destaca suas lavas escuras e cria contrastes com o brilho dos picos das montanhas, fazendo com que as formações locais tornem-se bastante apreciáveis e ajudem no senso de orientação dessa grande região.

O anel de cadeia de montanhas externo, Montes CORDILLERA, com seus 930 Km de circunferência, também possui em seu interior um lago de lavas escuras, conhecido como Lacus AUTUMNI, localizado junto à borda nordeste.

Foto (Norte para a direita) executada com apenas 1 frame em ‎13‎ de ‎maio‎ de ‎2014, ‏‎23:07:24 (02:07:24 UT)

ImagemO Mare ORIENTALE fotografado em voo orbital pela sonda lunar robótica americana LRO da NASA.

Foto executada com apenas 1 frame em ‎13‎ de ‎maio‎ de ‎2014, ‏‎23:06:50 (02:06:50 UT).

Collins

Morre o Astronauta Michael Collins ...
Morre o Astronauta Michael Collins aos 90 anos.
Morreu aos 90 anos, o grande astronauta americano Michael Collins (1930 - 2021), que pilotou comandante do Módulo de Comando Columbia da missão APOLLO 11, enquanto Neil Armstrong e Edwin Eugene Buzz Aldrin Jr. desciam na ... Leia mais

Morreu aos 90 anos, o grande astronauta americano Michael Collins (1930 - 2021), que pilotou ... Leia mais
28/04/2021
Bo2

Boletim Observe! do mês de maio de ...
Boletim Observe! do mês de maio de 2021
Nobres colegas. O Boletim Observe! do mês de maio de 2021 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição atual do ... Leia mais

Nobres colegas. O Boletim Observe! do mês de maio de 2021 está disponível no ... Leia mais
27/04/2021
Bernhard_schmidt

BERNHARD SCHMIDT: O GÊNIO ÓPTICO ...
BERNHARD SCHMIDT: O GÊNIO ÓPTICO DO SÉCULO XX
BERNHARD SCHMIDT : O GÊNIO ÓPTICO DO SÉCULO XX Nelson Travnik Há 142 anos, nasceu um homem que com um só braço iria revolucionar a fotografia sideral. Nos registros de nascimento de uma igreja de ... Leia mais

BERNHARD SCHMIDT : O GÊNIO ÓPTICO DO SÉCULO XX Nelson Travnik Há 142 ... Leia mais
17/04/2021