Informações sobre a Foto
Proeminências Solares.
Proeminências solares são formações grandes e brilhantes, que se estendem para fora da superfície do Sol. Caracterizam-se como grandes nuvens incandescentes de gás ionizado, que se projetam a partir da fotosfera em direção à corona solar (atmosfera externa do Sol). Quando estáveis, podem persistir por vários meses, podendo estender-se por centenas de milhares de quilômetros no espaço.
Muitas proeminências se projetam em forma de loop. O material do loop que se apresenta vermelho brilhante é o plasma, gás quente ionizado, composto de hidrogênio e hélio.
Se uma proeminência surge no disco solar visível, ela se apresenta mais escura que o fundo circundante (devido à temperatura mais baixa do plasma). Nesse caso, elas são chamadas de filamentos solares.
Algumas proeminências podem se romper e dar origem a ejeções de massa coronal (liberação de plasma da corona solar, através de grandes nuvens de partículas magnetizadas, que são liberados através do vento solar). Caso a ejeção esteja direcionada para a Terra, pode alterar a ionosfera do nosso planeta, podendo ocorrer apagões de rádios (tanto transceptores/rádios de comunicação, quanto rádios comerciais emissores), interferências em satélites geoestacionários de comunicação/outros, além dos satélites do sistema de posicionamento global/navegação GPS. Caso a intensidade desse fenômeno seja muito forte, pode até causar interferências na rede elétrica, o que é mais raro.
As causas geradoras das proeminências são incertas e os cientistas ainda estão pesquisando como e por que as proeminências são formadas, mas provavelmente envolvem forças magnéticas.
Foto: SOL em 18 de junho de 2020, 08:50:48 (11:50:48 UT), apresntando grande e destacada proeminência. Foto com apenas 1 frame.
Foto: SOL em 09 de maio de 2016, 09:14:20 (12:14:20 UT), durante o trânsito de MERCÚRIO. Note os destacados filamentos no disco solar. Foto com apenas 1 frame.
Imagem: Foto em close feita pela NASA, de uma grande proeminência em forma de loop, em 30 de março de 2020.
Foto: SOL apresentando destacadas proeminências (uma delas em forma de loop). Imagem capturada com apenas 1 frame em 04 de julho de 2020, 09:46:32 (12:46:32 UT).
Equipamentos utilizados:
2 fotos de proeminências:
SOL (filtro H-Alpha) - (Telescópio Solar dedicado LUNT 50 THa + ORION StarShoot Solar System Color Imaging Camera IV + Tripé Alt-Azimutal VIXEN Porta II). Foto com apenas 1 frame.
1 foto de filamentos:
SOL (filtro H-Alpha) - (Telescópio Solar dedicado CORONADO PST 40 + ORION StarShoot Solar System Color Imaging Camera IV + Tripé Alt-Azimutal VIXEN Porta II). Foto com apenas 1 frame.