Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
Proeminências Solares.
(créditos: Vaz Tolentino.)

Informações sobre a Foto

Proeminências Solares.

(créditos: Vaz Tolentino.)

Proeminências solares são formações grandes e brilhantes, que se estendem para fora da superfície do Sol. Caracterizam-se como grandes nuvens incandescentes de gás ionizado, que se projetam a partir da fotosfera em direção à corona solar (atmosfera externa do Sol). Quando estáveis, podem persistir por vários meses, podendo estender-se por centenas de milhares de quilômetros no espaço. 

Muitas proeminências se projetam em forma de loop. O material do loop que se apresenta vermelho brilhante é o plasma, gás quente ionizado, composto de hidrogênio e hélio.

Se uma proeminência surge no disco solar visível, ela se apresenta mais escura que o fundo circundante (devido à temperatura mais baixa do plasma). Nesse caso, elas são chamadas de filamentos solares.

Algumas proeminências podem se romper e dar origem a ejeções de massa coronal (liberação de plasma da corona solar, através de grandes nuvens de partículas magnetizadas, que são liberados através do vento solar). Caso a ejeção esteja direcionada para a Terra, pode alterar a ionosfera do nosso planeta, podendo ocorrer apagões de rádios (tanto transceptores/rádios de comunicação, quanto rádios comerciais emissores), interferências em satélites geoestacionários de comunicação/outros, além dos satélites do sistema de posicionamento global/navegação GPS. Caso a intensidade desse fenômeno seja muito forte, pode até causar interferências na rede elétrica, o que é mais raro.

As causas geradoras das proeminências são incertas e os cientistas ainda estão pesquisando como e por que as proeminências são formadas, mas provavelmente envolvem forças magnéticas.

Foto: SOL em 18 de junho de 2020, 08:50:48 (11:50:48 UT), apresntando grande e destacada proeminência. Foto com apenas 1 frame.

Foto: SOL em 09 de maio de 2016, 09:14:20 (12:14:20 UT), durante o trânsito de MERCÚRIO. Note os destacados filamentos no disco solar. Foto com apenas 1 frame.

Imagem: Foto em close feita pela NASA, de uma grande proeminência em forma de loop, em 30 de março de 2020.

Foto: SOL apresentando destacadas proeminências (uma delas em forma de loop). Imagem capturada com apenas 1 frame em 04 de julho de 2020, 09:46:32 (12:46:32 UT).

Equipamentos utilizados:

2 fotos de proeminências:

SOL (filtro H-Alpha) - (Telescópio Solar dedicado LUNT 50 THa + ORION StarShoot Solar System Color Imaging Camera IV + Tripé Alt-Azimutal VIXEN Porta II). Foto com apenas 1 frame.

1 foto de filamentos:

SOL (filtro H-Alpha) - (Telescópio Solar dedicado CORONADO PST 40 + ORION StarShoot Solar System Color Imaging Camera IV + Tripé Alt-Azimutal VIXEN Porta II). Foto com apenas 1 frame.

Bo!

Boletim Observe! do mês de ...
Boletim Observe! do mês de setembro de 2021
Nobres colegas. O Boletim Observe! do mês de setembro de 2021 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição atual do ... Leia mais

Nobres colegas. O Boletim Observe! do mês de setembro de 2021 está disponível ... Leia mais
27/08/2021
Campinorte

UFRJ guarda em seu acervo os três ...
UFRJ guarda em seu acervo os três maiores meteoritos do Brasil.
O meteorito Campinorte, descoberto semienterrado perto de um lago, por um fazendeiro em 1992 na região rural de Campinorte, norte de Goiás, tem forma de uma pera com massa pesando aproximadamente 2 toneladas e dimensões com 75 ... Leia mais

O meteorito Campinorte, descoberto semienterrado perto de um lago, por um fazendeiro em 1992 na ... Leia mais
14/08/2021
S_o1

Blog "Sky and Observers" - agosto / ...
Blog "Sky and Observers" - agosto / 2021.
Neste mês (agosto / 2021) estão publicados no Blog "Sky and Observers", os seguintes assuntos: Colunas: Largue o cel e olhe para o céu #23 - Nebulosa Trífida 30 anos sem Jean Nicolini. Nota: Um ... Leia mais

Neste mês (agosto / 2021) estão publicados no Blog "Sky and Observers", os ... Leia mais
06/08/2021
Bo!

Boletim Observe! do mês de agosto ...
Boletim Observe! do mês de agosto de 2021.
Nobres colegas. O Boletim Observe! do mês de agosto de 2021 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição atual ... Leia mais

Nobres colegas. O Boletim Observe! do mês de agosto de 2021 está ... Leia mais
27/07/2021