Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
Cratera C. Mayer D: notável semelhança com o mapa do Brasil
(créditos: Vaz Tolentino.)

Informações sobre a Foto

Cratera C. Mayer D: notável semelhança com o mapa do Brasil

(créditos: Vaz Tolentino.)

Cratera C. Mayer D: uma notável semelhança com o mapa do Brasil.

ImagemAbrangância da região apresentada nas fotos abaixo, enfocando o Mapa do Brasil na Lua - VTOL.                                               

Cratera C. Mayer D: uma notável semelhança com o mapa do Brasil.

C. Mayer D (Coordenadas Selenográficas: LAT: 62.1º N / LON: 18.6º E – Foto no Mapa LAC 13) é uma cratera de formato irregular, com diâmetro médio em torno de 70 Km e 1,5 km profundidade máxima, localizada no quadrante nordeste, perto do limbo norte da Lua.

À noroeste de C. Mayer D, junto à sua borda, posiciona-se a cratera C. MAYER (coordenadas selenográficas Lat: 63.2º N , Long: 17.3º E, diâmetro: 38 Km, profundidade: 3 Km), da qual C. Mayer D herdou o nome, que foi definido em 1935 pela IAU (International Astronomical Union) em homenagem ao astrônomo e professor tcheco Christian Mayer (1719 – 1783). Analisando as imagens da região, chega-se à conclusão de que C. MAYER é uma cratera mais profunda e mais recente que C. Mayer D, pois suas bordas adentram os limites de C. Mayer D, que tem o piso coberto por lava e as paredes que delimitam seu contorno sofreram desmoronamentos e muitos desgastes provenientes por efeitos de micro impactos.

C. Mayer D apresenta um formato muito semelhante ao mapa do Brasil, inclusive com a presença de um impacto central, que criou a cratera C. Mayer F (coordenadas selenográficas Lat: 62.0º N , Long: 19.5º E), com 9 Km de diâmetro e 1,2 Km de profundidade, justamente na posição de Brasília.

                                                             

Map of Brazil on the Moon.

Foto executada com apenas 1 frame em 22‎ de ‎fevereiro‎ de ‎2011, ‏‎02:31:18.

Para encontrar C. Mayer D, parte-se da bela dupla de crateras EUDOXUSARISTOTELES, localizadas logo ao norte dos MONTES CAUCASUS. Traça-se uma reta imaginária em direção ao norte, partindo no centro da cratera EUDOXUS e chegando ao centro da cratera ARISTOTELES. Desse ponto, continua-se com a reta, cerca de uma vez e meia da distância anterior, atravessando o MARE FRIGORIS, até chegar-se à cratera C. Mayer D, na parte do “mapa” que representaria o Estado do Rio Grande do Sul.

                                                    

A distância entre ARISTOTELES e C.Mayer D, de borda a borda, é de aproximadamente 300 Km.

O melhor período para observação de C. Mayer D seria no sexto e sétimo dias após a Lua Nova e no quarto e quinto dias após a Lua Cheia.

O nome C. Mayer D homenageia Christian Mayer (1719 - 1783), que foi um Sacerdote Católico da Morávia-Alemanha, além de astrônomo e professor.

Vaz Tolentino Observatório Lunar (www.vaztolentino.com.br) capturou a imagem da cratera C. Mayer D mostrada abaixo, a qual carinhosamente foi “batizada” como “Terra Brasilis”, no dia 22/02/2011, às 02h31m, hora local (4 dias após a Lua Cheia).

Foto abaixo executada com 300X de aumento e apenas 1 “frame”, utilizando o telescópio refletor dobsoniano SkyWatcher Flex Tube de 305mm, câmera Orion StarShoot Solar System Color Imaging III Barlow Celestron Ultima 2X.

"Nunca antes, na história desse país", se tinha ouvido falar sobre o mapa do Brasil na Lua! A partir da descoberta e revelação da notável semelhança feita por nosso Observatório Lunar em fevereiro / 2011, a diferenciada Cratera C. Mayer D foi definitivamente ligada ao formato do mapa de nosso grande e belo país!

Foto: Mapa do Brasil na Lua - Map of Brazil on the Moon.

FotoO Mapa do Brasil na Lua (foto por Tolentino) e o Tenente-Coronel da FAB, Astronauta e Ministro da Ciência e Tecnologia Marcos Pontes (foto por joão Marcos).

O astronauta brasileiro Marcos Pontes e o mapa do Brasil na Lua !

Durante o 17º EREA (Encontro Regional de Ensino de Astronomia), realizado em maio de 2011 em Belo Horizonte, o VTOL (Vaz Tolentino Observatório Lunar), expôs algumas fotografias da Lua. Nessa oportunidade, o astronauta brasileiro Marcos Pontes ficou muito admirado por saber da existência de uma cratera lunar com o formato do mapa do Brasil. O astronauta elogiou muito nossa foto e disse que nunca ouviu falar sobre a existência do “mapa do Brasil na Lua”. Trata-se da Cratera C. Mayer D, fotografada pelo VTOL em fevereiro/2011, carinhosamente “rebatizada”  por nossa equipe como “Terra Brasilis”.

A foto do mapa do Brasil na Lua foi publicada no website americano LPOD (Lunar Photo Of the Day) e no periódico australiano The Maitland Mercury Magazine.

Foto executada com apenas 1 frame em 0‎5‎ de ‎maio‎ de ‎2018, ‏‎02:00:12 (05:00:12 UT). No detalhe menor: 22‎ de ‎fevereiro‎ de ‎2011, ‏‎02:31:18.

Map of Brazil on the Moon - Foto executada com apenas 1 frame em 05‎ de ‎outubro‎ de ‎2019, ‏‎19:28:58 (22:28:58 UT).

Bo

O Boletim Observe! do mês de ...
O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está ... Leia mais
05/01/2024
Tv

Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo ...
Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo Tavares / BH
Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi possível fotografar o final do evento devido o surgimento de nuvens espessas. Foi utilizado um telescópio Celestron Astromaster LT 80 AZ e filtro ... Leia mais

Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi ... Leia mais
15/10/2023
Jm

Eclipse Solar 14/10:2023 - João ...
Eclipse Solar 14/10:2023 - João Marcos / BH
Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.

Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.
15/10/2023