Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
O mais longo canal na Lua: Rima Sirsalis.
(créditos: Vaz Tolentino.)

Informações sobre a Foto

O mais longo canal na Lua: Rima Sirsalis.

(créditos: Vaz Tolentino.)

Rima Sirsalis é o mais longo canal na Lua, apresentando 425 Km de extensão. Suas medidas médias de largura e profundidade são 3,5 Km e 230 m. É uma falha linear com uma forte anomalia magnética associada, que foi mapeada inicialmente pela sonda espacial Lunar Prospector. O magnetismo indica a existência de um grande dique vulcânico por sob o canal, que é o responsável por gerar essa forte anomalia magnética.

A direção desse extenso canal é radial à borda do Oceanus Procellarum e, possivelmente, o mensionado dique transportava grandes volumes de lavas para esse vasto mar lunar. A direção radial de Rima Sirsalis também significa que as forças relacionadas à formação do Oceanus Procellarum contribuíram para a criação desse longo canal, declarando assim, sua origem tectônica.

Abaixo o perfil altimétrico transversal NW - SE de Rima Sirsalis.

Canais lineares ou canais de muros paralelos são fraturas superficiais que foram formados quando tensões horizontais opostas, de grande intensidade, que causaram o alongamento das rochas da crosta, separaram o piso e formaram duas falhas ou fraturas paralelas e longitudinais, ocasionando o desabamento ou afundamento da seção da crosta entre as duas falhas, criando assim, as trincheiras ou valas lineares (conhecidos como graben). Logo, esse tipo de canal teve sua origem em eventos tectônicos. Os canais lineares ficam localizados por sobre lençóis ou caminhamentos verticais ascendentes de magma (intrusão subterrânea de volumes de magma pressurizado), conhecidos como “diques”, que empurravam para cima as rochas da crosta lunar, separando-as e causando muita tensão.

Os canais lineares podem estar presentes tanto nos mares de lava basáltica, quanto nas terras altas, onde costumam atravessar crateras de impacto e montanhas, refletindo a orientação das tensões na crosta lunar. As relações entre esses canais, sua abrangência linear, o material da crosta, juntamente das formações presentes no relevo lunar que eles atravessam e deformam, determinam a ordem relativa dos acontecimentos ou eventos lunares.

Foto executada com apenas 1 frame em 06‎ de ‎outubro‎ de ‎2014, ‏‎22:16:42 (01:16:42 UT).

Foto executada com apenas 1 frame em ‎14‎ de ‎março‎ de ‎2014, ‏‎23:21:34 (02:21:34 UT).

Bo

O Boletim Observe! do mês de ...
O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está ... Leia mais
05/01/2024
Tv

Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo ...
Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo Tavares / BH
Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi possível fotografar o final do evento devido o surgimento de nuvens espessas. Foi utilizado um telescópio Celestron Astromaster LT 80 AZ e filtro ... Leia mais

Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi ... Leia mais
15/10/2023
Jm

Eclipse Solar 14/10:2023 - João ...
Eclipse Solar 14/10:2023 - João Marcos / BH
Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.

Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.
15/10/2023