Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
A importância da luz solar oblíqua na captura de imagens lunares
(créditos: Vaz Tolentino.)

Informações sobre a Foto

A importância da luz solar oblíqua na captura de imagens lunares

(créditos: Vaz Tolentino.)
A grande cratera SCHICKARD (Diâmetro: 206 km, Profundidade: 3.08 km) em 3 tempos.
 
A importância das selenofotografias obtidas de formações próximas do terminador, ou seja, com luz solar oblíqua por sobre o relevo lunar:
 
A razão pela qual a Lua se apresenta diferente toda vez que a observamos, é motivada pela interação constante do ângulo do Sol, que cria as fases, e a leve inclinação do globo lunar, causado pelos movimentos de libração (balanceio).
 
As selenofotografias feitas a partir de pequenos telescópios baseados na Terra, tem papel muito importante no estudo científico da Lua (selenografia), principalmente aquelas executadas com ângulos oblíquos de luz solar por sobre a superfície lunar. A luz do Sol nascente ou poente por sobre determinada região da Lua, cria sombras que enfatizam dramaticamente os detalhes existentes nas formações, valorizando seus perfis, altitudes e profundidades. Quanto mais razante for o ângulo da luz solar por sobre uma determinada formação, mais proeminentemente serão revelados seus detalhes.
 
O terminador lunar ou a linha que separa o dia da noite (linha do pôr do Sol ou nascer do Sol), que varre a superfície da Lua, enquanto ela orbita a Terra, viaja a uma taxa de 15,4 Km/h ao longo do equador lunar. Porém, essa taxa ocorre apenas no equador. A velocidade do terminador diminui nas regiões em direção aos polos lunares, devido ao efeito encurtador causado pelo corpo esferoidal da Lua.
 
Composição fotográfica da grande cratera SCHICKARD, obtida com apenas 1 frame cada imagem, nos dias 27, 28 e 29 de abril de 2018 (os horários das fotos estão impressos na composição). 
Apollo_11_landing_s%e2%81%abite

Reveja a bela imagem do local de ...
Reveja a bela imagem do local de alunissagem da missão APOLLO 11, feita pela sonda lunar americana LRO.
A Câmera da sonda lunar robótica americana Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) tirou seu melhor visual do local de pouso da APOLLO 11 na Lua. A imagem, que foi lançada em 7 de março de 2012, mostra até mesmo os ... Leia mais

A Câmera da sonda lunar robótica americana Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) tirou ... Leia mais
16/02/2019
Opportunity

Opportunity está inoperante após ...
Opportunity está inoperante após 15 anos de atuação recorde em Marte.
Opportunity, o veículo explorador robótico ("rover") da NASA, que pousou em Marte em 25 de janeiro de 2014, está inoperante após 15 anos de atuação recorde no planeta vermelho. Uma das grandes ... Leia mais

Opportunity, o veículo explorador robótico ("rover") da NASA, que pousou em ... Leia mais
13/02/2019
So2

O asteroide (48) Doris em 2019 - ...
O asteroide (48) Doris em 2019 - Blog Sky & Observers!
Caros(as) amigos(as)! O asteroide (48) Doris em 2019! O asteroide (48) Doris em 2019! Um grande e fraterno abraço, Antônio Campos arcampos_0911@yahoo.com.br Visite: http://sky-observers.blogspot.com.br/ ... Leia mais

Caros(as) amigos(as)! O asteroide (48) Doris em 2019! O asteroide (48) Doris em ... Leia mais
03/02/2019