Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
Não é monótono observar a Lua - Mare NECTARIS.
(créditos: Vaz Tolentino.)

Informações sobre a Foto

Não é monótono observar a Lua - Mare NECTARIS.

(créditos: Vaz Tolentino.)

Não é monótono observar a Lua, pois ela sempre se apresenta diferente toda vez que olhamos para ela. Nosso satélite natural mostra uma constante alteração no aspecto visual de suas formações, devido aos seus movimentos que produzem mudanças de luz e sombras, na medida em que o Sol nasce e se põe por sobre seu detalhado relevo.

A razão pela qual a Lua se apresenta diferente toda vez que a observamos, é motivada pela interação constante do ângulo do Sol, que cria as fases, e a leve inclinação do globo lunar, causado pelos movimentos de libração (balanceio).
 
As selenofotografias feitas a partir de pequenos telescópios baseados na Terra, tem papel muito importante no estudo científico da Lua (selenografia), principalmente aquelas executadas com ângulos oblíquos de luz solar por sobre a superfície lunar. A luz do Sol nascente ou poente por sobre determinada região da Lua, cria sombras que enfatizam dramaticamente os detalhes existentes nas formações, valorizando seus perfis, altitudes e profundidades. Quanto mais razante for o ângulo da luz solar por sobre uma determinada formação, mais proeminentemente serão revelados seus detalhes.
 
O terminador lunar ou a linha que separa o dia da noite (linha do pôr do Sol ou nascer do Sol), que varre a superfície da Lua, enquanto ela orbita a Terra, viaja a uma taxa de 15,4 Km/h ao longo do equador lunar. Porém, essa taxa ocorre apenas no equador. A velocidade do terminador diminui nas regiões em direção aos polos lunares, devido ao efeito encurtador causado pelo corpo esferoidal da Lua.
 
Composição feita com fotos capturadas com apenas 1 frame.
Bo

O Boletim Observe! do mês de ...
O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está ... Leia mais
05/01/2024
Tv

Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo ...
Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo Tavares / BH
Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi possível fotografar o final do evento devido o surgimento de nuvens espessas. Foi utilizado um telescópio Celestron Astromaster LT 80 AZ e filtro ... Leia mais

Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi ... Leia mais
15/10/2023
Jm

Eclipse Solar 14/10:2023 - João ...
Eclipse Solar 14/10:2023 - João Marcos / BH
Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.

Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.
15/10/2023