Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
A grande cratera CLAVIUS.
(créditos: Vaz Tolentino.)

Informações sobre a Foto

A grande cratera CLAVIUS.

(créditos: Vaz Tolentino.)

Cratera CLAVIUS:

Diâmetro: 225 Km;

Profundidade: 4,9 Km

Coordenadas Selenográficas: LAT: 58° 24′ 00″ S, LON: 14° 24′ 00″ W.

Período Geológico Lunar: Nectárico (Nectarian): 3,92 bilhões até 3,85 bilhões anos atrás.

Melhor período de observação: 1 dia após o quarto-crescente ou no quarto minguante.

Quem foi CLAVIUS? Christopher CLAVIUS (1538 – 1612) foi um jesuíta, matemático e astrônomo germânico. Ele também foi um dos principais projetistas do calendário gregoriano moderno. Foi provavelmente o mais respeitado astrônomo da Europa em seu tempo.

CLAVIUS é uma enorme e antiga cratera existente nas terras altas perto do polo sul lunar, numa região acidentada e montanhosa, crivada de antigas crateras de impacto. Suas paredes internas são irregulares, apresentando deformações e um grande declive. Por causa de sua ampla dimensão, CLAVIUS é considerada por alguns selenógrafos como “planície murada”. Ela está inserida numa categoria intermediária que define a transição de cratera complexa para bacia.

As paredes de CLAVIUS avançam um pouco por sobre a redondeza exterior, sendo que as características dessas paredes variam ao longo de sua curvatura não muito regular. A partir da metade da borda norte, circulando até o oeste, terraços são mais grosseiros e largos. Porém, para o sul, as paredes são notoriamente desgastadas, deixando o aro bastante mal definido.

O piso interno de CLAVIUS, extenso e plano, apresenta resquícios do pico de uma montanha central (próximo da borda oeste de Clavius D), que se eleva por pouco mais de 800 m acima do fundo da cratera. Seu piso também revela os sinais da bateria de impactos que sofreu, hospedando muitas crateras pequenas. Essas pequenas crateras são alvos adequados para testar a resolução de pequenos telescópios.

Logo, além de seu grande porte que a torna uma das maiores crateras da face visível da Lua, a mais interessante característica de CLAVIUS é a presença do grande número de crateras menores em seu interior e por sobre suas bordas. As duas maiores crateras hospedadas por CLAVIUS são PORTER (diâmetro: 51 Km, profundidade: 4,94 Km) e RUTHERFURD (diâmetro: 51 Km, profundidade: 2,9 Km).

PORTER, com seus 51 Km de diâmetro, está localizada por sobre a borda nordeste de CLAVIUS e adentra parte do piso interno baixo da grande cratera.

Do lado contrário, por sobre a borda sul de CLAVIUS e adentrando seu piso interno, está presente a cratera RUTHERFURD (ex Clavius A), com seus 51 Km de diâmetro. A partir de RUTHERFURD inicia-se um arco de círculo,  composto por crateras com diâmetros decrescentes (Clavius D com 28 Km de diâmetro, Clavius C com 21 Km, Clavius N com 13 Km e Clavius J com 12 Km), criando uma figura harmônica.

FotoComposição mostrando a grande cratera CLAVIUS em dois tempos. É interessante notar que a diferença de inclinação da circunferência de CLAVIUS deve-se ao movimento de libração lunar, em dois momentos distintos. Fotos executadas por VTOL em 30‎ de ‎maio‎ de ‎2012, ‏‎21:34:22 (quadro menor) e 01‎ de ‎maio‎ de ‎2013, ‏‎03:19:34.

PORTER e RUTHERFURD foram criadas por impactos que ocorreram sobre os terrenos irregulares, acidentados e desnivelados das bordas de CLAVIUS. Dessa forma, as duas jovens crateras estão num declive muito grande para dentro da grande e velha cratera.

A morfologia da área do piso central de CLAVIUS é muito complicada, o que torna difícil definir com certeza as idades das crateras menores em seu interior. Porém, estima-se que CLAVIUS deve ter em torno de quase 4 bilhões de anos.

 

FotoLua cheia mostrando a área de abrangência da imagem apresentada de CLAVIUS e o perfil altimétrico N – S da grande cratera - VTOL e NASA/LRO QuickMap.

Foto executada com apenas 1 frame em ‎16‎ de ‎abril‎ de ‎2016, ‏‎19:56:06 (22:56:06 UT).

Foto executada com apenas 1 frame em 01‎ de ‎maio‎ de ‎2013, ‏‎03:51:18 (06:51:18 UT).

Alan_bean

Morre o astronauta da missão ...
Morre o astronauta da missão APOLLO 12, Alan Bean.
O astronauta da missão APOLLO 12 da NASA, o americano Alan Bean, o quarto ser humano a caminhar na Lua, morreu aos 86 anos de idade. Bean morreu no sábado (26 de maio de 2018) no Houston Methodist Hospital, em Houston, Texas / EUA, ... Leia mais

O astronauta da missão APOLLO 12 da NASA, o americano Alan Bean, o quarto ser humano a ... Leia mais
26/05/2018
Egeria

Asteroide (13) Egeria (Oposição)!
Asteroide (13) Egeria (Oposição)!
Caros(as) amigos(as)! Asteroide (13) Egeria em 2018! Veja: O asteroide (13) Egeria em 2018 O asteroide (13) Egeria em 2018 Um grande e fraterno abraço, Antônio Campos CEAMIG - REA/Brasil e AWB ... Leia mais

Caros(as) amigos(as)! Asteroide (13) Egeria em 2018! Veja: O asteroide (13) Egeria em 2018 ... Leia mais
14/05/2018
Jv

Júpiter e Vênus têm influência ...
Júpiter e Vênus têm influência no clima da Terra!
Júpiter e Vênus têm influência no clima da Terra! - por Cássio Barbosa / G1 Veja em: ... Leia mais

Júpiter e Vênus têm influência no clima da Terra! - por Cássio ... Leia mais
11/05/2018
Lixo4

LIXO ESPACIAL - Mais de 7,5 mil ...
LIXO ESPACIAL - Mais de 7,5 mil toneladas em órbita da Terra.
LIXO ESPACIAL - Mais de 7,5 mil toneladas em órbita da Terra.

LIXO ESPACIAL - Mais de 7,5 mil toneladas em órbita da Terra.
11/05/2018