Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
A diferenciada cratera Rheita E.
(créditos: Vaz Tolentino.)

Informações sobre a Foto

A diferenciada cratera Rheita E.

(créditos: Vaz Tolentino.)

Cratera Rheita E:

Dimensões: 68 Km X 35 Km (cratera alongada);

Profundidade: 3,1 Km

Coordenadas Selenográficas: LAT: 34.2° S, LON: 49.1° E.

Período Geológico Lunar: Nectárico (Nectarian): de 3,92 bilhões até 3,85 bilhões anos atrás.

Melhor período de observação: 4 dias após a Lua nova ou 3 dias após a Lua cheia.

Quem foi RHEITA? Anton Maria Schyrleus de RHEITA (1597-1660) foi um astrônomo tcheco especialista em ótica.

Uma das mais estranhas formações existentes na Lua é a longa e estreita cratera Rheita E. Ela está localizada no quadrante sudeste da Lua, no interior de um triângulo formado pelas crateras STEVINUS, REICHENBACH e RHEITA (de onde derivou seu nome). Seu formato incomum lembra uma garrafa de coca-cola, a partir do nosso ponto de vista na Terra.

A cratera irregular Rheita E parece ter sido criada, provavelmente, por um asteroide fragmentado, que causou 3 impactos simultâneos. Os impactos criaram ao mesmo tempo 3 crateras sobrepostas, já que não existem paredes entre elas.

Rheita E lembra muito outra estranha cratera lunar alongada, bem maior que ela, chamada SCHILLER (dimensões: 179 Km X 71 Km), localizada no quadrante sudoeste, próximo ao polo sul lunar.

Cerca de 147 Km ao sul da cratera Rheita E encontra-se um longo e largo vale, orientado na direção noroeste – sudeste, conhecido como Vallis RHEITA. Esse grande vale, na realidade, é uma cadeia de crateras secundárias de porte razoável que estão sobrepostas e justapostas. Essas crateras secundárias foram criadas por grandes escombros ejetados no colossal impacto que criou a bacia IMBRIUM. Vallis RHEITA começa junto a borda oeste da cratera RHEITA, a partir de onde se estende na direção sudeste por cerca de 509 Km, enquanto vai diminuindo sua largura. A largura do vale chega a atingir mais de 35 Km nos pontos mais largos e a profundidade atinge mais de 3,4 Km nos pontos mais fundos. O caminhamento desse grande vale encontra-se desgastado por impactos subsequentes. O fato de Vallis RHEITA hospedar vários impactos indica que ele é muito antigo.

A chave para a compreensão do Vallis RHEITA é perceber que esse vale posiciona-se radialmente à bacia NECTARIS, que está localizada a algumas centenas de quilômetros para noroeste. Na realidade o vale é uma cadeia ou alinhamento de crateras secundárias sobrepostas geradas pelo imenso impacto que criou a grande bacia. Os projéteis ejetados durante a formação da bacia eram do tamanho de pequenas montanhas, criando secundárias enormes.

FotoA estranha cratera Rheita E que, provavelmente, foi criada por um asteroide fragmentado, que causou 3 impactos simultâneos. A Lua cheia apresentando a área de abrangência da foto da cratera Rheita E também é apresentada. O perfil altimétrico longitudianal SW – NE (NASA / LRO QuickMap) da cratera Rheita E também é mostrado.  Foto executada em 10‎ de ‎março‎ de ‎2012, ‏‎00:59:54 (03:59:54 UT).

Foto executada com apenas 1 frame em 10‎ de ‎março‎ de ‎2012, ‏‎00:59:54 (03:59:54 UT).

Sun

Curiosidades da Gnomônica - ...
Curiosidades da Gnomônica - RELÓGIO DE SOL COM CANHÃO
Curiosidades da Gnomônica - RELÓGIO DE SOL COM CANHÃO Por Nelson Travnik*- nelson-travnik@hotmail.com Nos inúmeros tipos de Relógios de Sol, existe um singular, com poucos exemplares no mundo: ... Leia mais

Curiosidades da Gnomônica - RELÓGIO DE SOL COM CANHÃO Por Nelson Travnik*- ... Leia mais
10/02/2018
Red_moon

Análise Preliminar do Eclipse ...
Análise Preliminar do Eclipse Lunar de 31 de Janeiro de 2018.
Análise Preliminar do Eclipse Lunar de 31 de Janeiro de 2018 Mostra Estratosfera Isenta de Cinzas Vulcânicas Por Helio C. Vital* Além de apreciarmos a beleza encantadora de um eclipse lunar total, existem duas atividades que ... Leia mais

Análise Preliminar do Eclipse Lunar de 31 de Janeiro de 2018 Mostra Estratosfera Isenta de ... Leia mais
10/02/2018
Oba2

OBA - Olimpíada Brasileira de ...
OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.
Veja aqui: http://vaztolentino.com.br/secao/50-OBA-2018

Veja aqui: http://vaztolentino.com.br/secao/50-OBA-2018
01/02/2018
S_o

Blog "Sky and Observers" - Fev / ...
Blog "Sky and Observers" - Fev / 2018.
Caros(as) amigos(as), Neste mês estão publicados no Blog "Sky and Observers" os seguintes assuntos: Eclipse: O eclipse Parcial do Sol em 15 de fevereiro 2018! https://goo.gl/sVK5qa ... Leia mais

Caros(as) amigos(as), Neste mês estão publicados no Blog "Sky and ... Leia mais
01/02/2018