Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
A diferenciada cratera Rheita E.
(créditos: Vaz Tolentino.)

Informações sobre a Foto

A diferenciada cratera Rheita E.

(créditos: Vaz Tolentino.)

Cratera Rheita E:

Dimensões: 68 Km X 35 Km (cratera alongada);

Profundidade: 3,1 Km

Coordenadas Selenográficas: LAT: 34.2° S, LON: 49.1° E.

Período Geológico Lunar: Nectárico (Nectarian): de 3,92 bilhões até 3,85 bilhões anos atrás.

Melhor período de observação: 4 dias após a Lua nova ou 3 dias após a Lua cheia.

Quem foi RHEITA? Anton Maria Schyrleus de RHEITA (1597-1660) foi um astrônomo tcheco especialista em ótica.

Uma das mais estranhas formações existentes na Lua é a longa e estreita cratera Rheita E. Ela está localizada no quadrante sudeste da Lua, no interior de um triângulo formado pelas crateras STEVINUS, REICHENBACH e RHEITA (de onde derivou seu nome). Seu formato incomum lembra uma garrafa de coca-cola, a partir do nosso ponto de vista na Terra.

A cratera irregular Rheita E parece ter sido criada, provavelmente, por um asteroide fragmentado, que causou 3 impactos simultâneos. Os impactos criaram ao mesmo tempo 3 crateras sobrepostas, já que não existem paredes entre elas.

Rheita E lembra muito outra estranha cratera lunar alongada, bem maior que ela, chamada SCHILLER (dimensões: 179 Km X 71 Km), localizada no quadrante sudoeste, próximo ao polo sul lunar.

Cerca de 147 Km ao sul da cratera Rheita E encontra-se um longo e largo vale, orientado na direção noroeste – sudeste, conhecido como Vallis RHEITA. Esse grande vale, na realidade, é uma cadeia de crateras secundárias de porte razoável que estão sobrepostas e justapostas. Essas crateras secundárias foram criadas por grandes escombros ejetados no colossal impacto que criou a bacia IMBRIUM. Vallis RHEITA começa junto a borda oeste da cratera RHEITA, a partir de onde se estende na direção sudeste por cerca de 509 Km, enquanto vai diminuindo sua largura. A largura do vale chega a atingir mais de 35 Km nos pontos mais largos e a profundidade atinge mais de 3,4 Km nos pontos mais fundos. O caminhamento desse grande vale encontra-se desgastado por impactos subsequentes. O fato de Vallis RHEITA hospedar vários impactos indica que ele é muito antigo.

A chave para a compreensão do Vallis RHEITA é perceber que esse vale posiciona-se radialmente à bacia NECTARIS, que está localizada a algumas centenas de quilômetros para noroeste. Na realidade o vale é uma cadeia ou alinhamento de crateras secundárias sobrepostas geradas pelo imenso impacto que criou a grande bacia. Os projéteis ejetados durante a formação da bacia eram do tamanho de pequenas montanhas, criando secundárias enormes.

FotoA estranha cratera Rheita E que, provavelmente, foi criada por um asteroide fragmentado, que causou 3 impactos simultâneos. A Lua cheia apresentando a área de abrangência da foto da cratera Rheita E também é apresentada. O perfil altimétrico longitudianal SW – NE (NASA / LRO QuickMap) da cratera Rheita E também é mostrado.  Foto executada em 10‎ de ‎março‎ de ‎2012, ‏‎00:59:54 (03:59:54 UT).

Foto executada com apenas 1 frame em 10‎ de ‎março‎ de ‎2012, ‏‎00:59:54 (03:59:54 UT).

Alan_bean

Morre o astronauta da missão ...
Morre o astronauta da missão APOLLO 12, Alan Bean.
O astronauta da missão APOLLO 12 da NASA, o americano Alan Bean, o quarto ser humano a caminhar na Lua, morreu aos 86 anos de idade. Bean morreu no sábado (26 de maio de 2018) no Houston Methodist Hospital, em Houston, Texas / EUA, ... Leia mais

O astronauta da missão APOLLO 12 da NASA, o americano Alan Bean, o quarto ser humano a ... Leia mais
26/05/2018
Egeria

Asteroide (13) Egeria (Oposição)!
Asteroide (13) Egeria (Oposição)!
Caros(as) amigos(as)! Asteroide (13) Egeria em 2018! Veja: O asteroide (13) Egeria em 2018 O asteroide (13) Egeria em 2018 Um grande e fraterno abraço, Antônio Campos CEAMIG - REA/Brasil e AWB ... Leia mais

Caros(as) amigos(as)! Asteroide (13) Egeria em 2018! Veja: O asteroide (13) Egeria em 2018 ... Leia mais
14/05/2018
Jv

Júpiter e Vênus têm influência ...
Júpiter e Vênus têm influência no clima da Terra!
Júpiter e Vênus têm influência no clima da Terra! - por Cássio Barbosa / G1 Veja em: ... Leia mais

Júpiter e Vênus têm influência no clima da Terra! - por Cássio ... Leia mais
11/05/2018
Lixo4

LIXO ESPACIAL - Mais de 7,5 mil ...
LIXO ESPACIAL - Mais de 7,5 mil toneladas em órbita da Terra.
LIXO ESPACIAL - Mais de 7,5 mil toneladas em órbita da Terra.

LIXO ESPACIAL - Mais de 7,5 mil toneladas em órbita da Terra.
11/05/2018