Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
Cratera ENDYMION.
(créditos: Vaz Tolentino.)

Informações sobre a Foto

Cratera ENDYMION.

(créditos: Vaz Tolentino.)

Cratera ENDYMION:

Diâmetro: 122 Km;

Profundidade: 4 Km

Coordenadas Selenográficas: LAT: 53° 36′ 00″ N, LON: 56° 30′ 00″ E.

Período Geológico Lunar: Pré-Nectárico (Pré-Nectarian): 4,5 bilhões (logo após o tempo da formação inicial da Lua) até 3,92 bilhões de anos atrás.

Melhor período de observação: 3 dias após a Lua nova ou 2 dias após a Lua cheia.

Quem foi ENDYMION? Segundo a Mitologia Grega, ENDYMION era um jovem e belo pastor que foi dormir em Mont Latmos, região da Turquia. Sua beleza então mexeu com o frio coração de Selene, deusa da Lua, que desceu para a Terra e o beijou. ENDYMION então dormiu para sempre, eternamente belo.

ENDYMION é uma antiga e destacada cratera de impacto de formato circular localizada próximo ao limbo nordeste da Lua, a leste do Mare FRIGORIS. Por estar perto do limbo, quando observada da Terra através de telescópio, ENDYMION apresenta um formato oval ou elíptico.

A muralha exterior é muito larga e desgastada por sucessivos impactos de pequenos meteoritos ao longo de sua existência. Próximo à sua borda oeste localiza-se a cratera Endymion J (diâmetro: 67 Km) e próximo à borda nordeste, localiza-se a cratera Endymion A (diâmetro: 30 Km).

No passado lunar o grande piso de ENDYMION foi inundado por lava basáltica, tornando-o muito plano, liso e muito escuro (baixo albedo), o que faz com que essa cratera se destaque de seu meio exterior, tornando-se um alvo fácil de ser localizado. Antes de ser inundada, ENDYMION tinha piso mais baixo e um pico central. Mas, mesmo assim, o topo de suas paredes costumam atingir em alguns pontos, mais de 4 Km em relação ao atual nível do piso interno da cratera.

A superfície desse piso interno não apresenta nenhum destaque digno de nota, a não ser 4 diminutas crateras, próximas da borda noroeste, difíceis de enxergar, além de tênues estrias de raios claros brilhantes (quase imperceptíveis), provenientes de material ejetado nos impactos que criaram certas crateras vizinhas mais jovens, como a cratera THALES.

Foto: A grande cratera de piso escuro e liso ENDYMION próxima do limbo nordeste lunar. Apesar de seu formato verdadeiro ser circular, apresenta-se oval perante nosso ponto de vista a partir da Terra. Nessa composição apresenta-se também, o perfil altimétrico N – S de ENDYMION. Foto executada por VTOL em ‎08‎ de ‎abril‎ de ‎2012, ‏‎02:14:48 (05:14:48 UT).

Foto executada com apenas 1 frame em 10‎ de ‎março‎ de ‎2012, ‏‎00:56:20 (03:56:20 UT).

Sun

Curiosidades da Gnomônica - ...
Curiosidades da Gnomônica - RELÓGIO DE SOL COM CANHÃO
Curiosidades da Gnomônica - RELÓGIO DE SOL COM CANHÃO Por Nelson Travnik*- nelson-travnik@hotmail.com Nos inúmeros tipos de Relógios de Sol, existe um singular, com poucos exemplares no mundo: ... Leia mais

Curiosidades da Gnomônica - RELÓGIO DE SOL COM CANHÃO Por Nelson Travnik*- ... Leia mais
10/02/2018
Red_moon

Análise Preliminar do Eclipse ...
Análise Preliminar do Eclipse Lunar de 31 de Janeiro de 2018.
Análise Preliminar do Eclipse Lunar de 31 de Janeiro de 2018 Mostra Estratosfera Isenta de Cinzas Vulcânicas Por Helio C. Vital* Além de apreciarmos a beleza encantadora de um eclipse lunar total, existem duas atividades que ... Leia mais

Análise Preliminar do Eclipse Lunar de 31 de Janeiro de 2018 Mostra Estratosfera Isenta de ... Leia mais
10/02/2018
Oba2

OBA - Olimpíada Brasileira de ...
OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.
Veja aqui: http://vaztolentino.com.br/secao/50-OBA-2018

Veja aqui: http://vaztolentino.com.br/secao/50-OBA-2018
01/02/2018
S_o

Blog "Sky and Observers" - Fev / ...
Blog "Sky and Observers" - Fev / 2018.
Caros(as) amigos(as), Neste mês estão publicados no Blog "Sky and Observers" os seguintes assuntos: Eclipse: O eclipse Parcial do Sol em 15 de fevereiro 2018! https://goo.gl/sVK5qa ... Leia mais

Caros(as) amigos(as), Neste mês estão publicados no Blog "Sky and ... Leia mais
01/02/2018