Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
Sinus IRIDUM em dois tempos.
(créditos: Vaz Tolentino.)

Informações sobre a Foto

Sinus IRIDUM em dois tempos.

(créditos: Vaz Tolentino.)

Sinus IRIDUM:

Baia do Arco-Íris.

Diâmetro: 249 Km;

Coordenadas Selenográficas: LAT: 44° 06′ 00″ N, LON: 31° 30′ 00″ W.

Período Geológico Lunar: Ímbrico Final (Late Imbrian): 3,8 bilhões até cerca de 3,2 bilhões de anos atrás.

Melhor período de observação: 3 dias após o quarto-crescente ou 2 dias após o quarto minguante.

Sinus IRIDUM (baia do arco-íris) é uma gigante e bela baia de lava que criou um interessante diferencial na borda noroeste do Mare IMBRIUM.

Os extremos leste e oeste dos Montes JURA terminam em dois cabos ou promontorium. O pedaço protuberante no lado oeste de Sinus IRIDUM que adentra o Mare IMBRIUM é conhecido como Promontorium HERACLIDES (LAT: 40.3o N  LON: 33.2o W). Essa estrutura tem cerca de 1.700m de altitude. Do lado leste de Sinus IRIDUM, a protuberante parte que avança por sobre o Mare IMBRIUM, é conhecido como PromontoriumLAPLACE (LAT: 46.0o N  LON: 25.8o W) e tem mais de 2700m de altitude.

O Promontorium HERACLIDES foi o local onde Giovanni Domenico CASSINI representou a misteriosa “dama na Lua” em seu famoso mapa lunar de 1680.

Sinus IRIDUM é uma destacada baía que possui algumas ondulações ou cristas de lavas (em latim dorsa) em sua área interior. Minúsculas crateras de impacto de morfologia simples também estão presentes.

Sinus IRIDUM é uma enorme cratera de impacto na qual a borda sudeste inclinou em direção ao centro da bacia IMBRIUM e foi posteriormente coberta por lavas do Mare IMBRIUM. O Promontorium HERACLIDES diminuiu de altura, o que sugere uma inclinação. Porém, o Promontorium LAPLACE, que é oposto ao Promontorium HERACLIDES, é enorme e maciço, dando evidências de que a borda desaparecida de Sinus IRIDUM sofreu realmente um desnível, que a rebaixou e a fez desaparecer posteriormente sob as lavas.

Essa região é considera uma das mais lindas da paisagem lunar e é circundada de norte a oeste por uma muralha (cordilheira) bem preservada, conhecida como Montes JURA. Os Montes JURA formam um semicírculo em torno do Sinus IRIDUM e são os remanescentes da enorme borda da antiga cratera de 249 Km de diâmetro que deu origem à baia do Sinus IRIDUM.

Foto: A bela paisagem do quadrante noroeste lunar, apresentando a proeminente baía do arco-íris (Sinus IRIDUM) e seus dois cabos (promontorium) HERACLIDES e LAPLACE. Foto executada por VTOL em 04‎ de ‎março‎ de ‎2012, ‏‎21:42:38.

Dependendo da libração lunar e da fase, pode acontecer que os picos mais altos da cordilheira dos Montes JURA fiquem iluminados pela luz solar, enquanto a área interna de Sinus IRIDUM permanece no escuro. Essa configuração visual lembra muito uma alça no quadrante noroeste da Lua.

Sobre os Montes Jura e junto à parte externa da margem norte de Sinus IRIDUM, encontra-se a cratera BIANCHINI (diâmetro: 38 Km, profundidade: 3,1 Km, LAT: 48.7o N e LON 34.3o W). O impacto que escavou BIANCHINI, próximo da borda dos Montes JURA, empurrou material da cordilheira para o piso interno de SinusIRIDUM. A parede interna e o piso da cratera BIANCHINI são irregulares. Existe a presença de uma pequena montanha central no piso interno dessa cratera.

Composição: Fotos executadas com apenas 1 frame cadas em (foto menor): 04‎ de ‎março‎ de ‎2012, ‏‎21:42:38 (00:42:38 UT) e (foto maior): ‎17‎ de ‎abril‎ de ‎2016, ‏‎21:41:28 (00:41:28 UT).

Sun

Curiosidades da Gnomônica - ...
Curiosidades da Gnomônica - RELÓGIO DE SOL COM CANHÃO
Curiosidades da Gnomônica - RELÓGIO DE SOL COM CANHÃO Por Nelson Travnik*- nelson-travnik@hotmail.com Nos inúmeros tipos de Relógios de Sol, existe um singular, com poucos exemplares no mundo: ... Leia mais

Curiosidades da Gnomônica - RELÓGIO DE SOL COM CANHÃO Por Nelson Travnik*- ... Leia mais
10/02/2018
Red_moon

Análise Preliminar do Eclipse ...
Análise Preliminar do Eclipse Lunar de 31 de Janeiro de 2018.
Análise Preliminar do Eclipse Lunar de 31 de Janeiro de 2018 Mostra Estratosfera Isenta de Cinzas Vulcânicas Por Helio C. Vital* Além de apreciarmos a beleza encantadora de um eclipse lunar total, existem duas atividades que ... Leia mais

Análise Preliminar do Eclipse Lunar de 31 de Janeiro de 2018 Mostra Estratosfera Isenta de ... Leia mais
10/02/2018
Oba2

OBA - Olimpíada Brasileira de ...
OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.
Veja aqui: http://vaztolentino.com.br/secao/50-OBA-2018

Veja aqui: http://vaztolentino.com.br/secao/50-OBA-2018
01/02/2018
S_o

Blog "Sky and Observers" - Fev / ...
Blog "Sky and Observers" - Fev / 2018.
Caros(as) amigos(as), Neste mês estão publicados no Blog "Sky and Observers" os seguintes assuntos: Eclipse: O eclipse Parcial do Sol em 15 de fevereiro 2018! https://goo.gl/sVK5qa ... Leia mais

Caros(as) amigos(as), Neste mês estão publicados no Blog "Sky and ... Leia mais
01/02/2018