Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
O amanhecer e o entardecer na bela e proeminente cratera PLATO
(créditos: Vaz Tolentino.)

Informações sobre a Foto

O amanhecer e o entardecer na bela e proeminente cratera PLATO

(créditos: Vaz Tolentino.)

Cratera PLATO:

Diâmetro: 101 Km;

Profundidade: 2,4 Km;

Coordenadas Selenográficas: LAT: 51° 36′ 00″ N, LON: 09° 18′ 00″ W.

Período Geológico Lunar: Período Ímbrico Final (3,75 bilhões até cerca de 3,2 bilhões de anos atrás).

Melhor época para observação: 1 dia após à fase “quarto crescente” ou na fase “quarto minguante”.

Quem foi Plato (Platão) ? Filósofo e matemático do período clássico da Grécia antiga (428 – 347 aC). Fundador da Academia de Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental.

PLATO é uma das mais famosas, proeminentes e observadas crateras de impacto da Lua. Esta bela formação está localizada na margem norte do Mare IMBRIUM e sua região é considerada uma das mais lindas e fotografadas da superfície lunar.

Devido à sua posição mais para o norte (latitude 51º), PLATO parece ter formato oval a partir do nosso ponto de vista. Porém, na realidade, PLATO é uma formação circular com contorno relativamente regular.

Fraturas e rochas fragmentadas no fundo do piso de PLATO criaram acessos para a subida e vazamento de fluxos de lava basáltica que inundaram o interior da cratera há 3,5 bilhões de anos atrás. O piso inundado adquiriu tonalidade escura (baixo albedo) e ficou com um aspecto bastante liso.

Foto: A bela e destacada cratera PLATO, com seu piso amplo, liso e plano, que foi inundado por lava basáltica de fluiu através de rachaduras na crosta no fundo do piso da cratera. PLATO está posicionada entre o Mare IMBRIUM e o Mare FRIGORIS. Formações interessantes como os Montes TENERIFFE, Mons PICO, Mons PITON e Vallis ALPES também aparecem nessa imagem. Foto executada com apenas 1 frame por VTOL em 28‎ de ‎junho‎ de ‎2012, ‏‎20:58:52.

Cinco minúsculas crateras estão posicionadas por sobre o piso liso de PLATO, com diâmetro variando de 1 a 2 Km. Existem também, outras diminutas crateras de diâmetros menores. A inundação de lava no interior de PLATO soterrou seu pico central e reduziu muito a profundidade da cratera, encobrindo os terraços das paredes internas.

Antes de ser inundada por lava basáltica provavelmente PLATO tinha quase 4,6 Km de profundidade, apresentando paredes internas estruturadas em terraços (degraus ou curvas de nível) como acontece em COPERNICUS. PLATO também tinha uma montanha central, com aproximadamente 2,2 Km de altitude em relação à superfície de seu fundo. A bela cratera PLATO foi formada após o enorme impacto que criou a bacia IMBRIUM, mas antes da inundação de lava basáltica que formou o Mare IMBRIUM.

Foto: Lua cheia apresentando a abrangência da foto anterior. O perfil N – S de PLATO também é apresentado. VTOL - NASA/LRO QuickMap.

Quando a luz do Sol atinge obliquamente PLATO, as longas sombras dos altos e baixos do perfil de seu aro estendem-se por todo o piso interno da cratera, criando um belo espetáculo quando visto através de uma ocular.

A cratera PLATO é alvo de muitos relatos de névoas, luminosidades e outros fenômenos que alguns classificam como TLP, mas nenhum dos relatos até então foi confirmado.

Observe que, na borda oeste da cratera PLATO, é facilmente visto um grande bloco de material desprendido da beirada da cratera. O largo bloco de formato quase triangular é designado “Plato Zeta”. Ele desprendeu-se da parede da cratera e deslizou um pouco para baixo.

Bem próximo à cratera PLATO, no seu lado sul, encontra-se uma formação fantasma conhecida extraoficialmente como “Ancient Newton” (coordenadas selenográficas: LAT: 47.5º N e LON: 08.0º W, diametro: 115 km). “Ancient Newton” é uma cratera de impacto que foi soterrada pelas lavas basálticas do Mare IMBRIUM, tendo parte de seu aro remanescente delimitado por ondulações ou cristas de lava.

Foto: Composição fotográfica mostrando a proeminente cratera PLATO em dois momentos, com as longas sombras dos altos e baixos do perfil de seu aro, que se estendem por todo o piso interno da cratera, criando um belo espetáculo visual. No detalhe da esquerda, no entardecer lunar em PLATO, as sombras são produzidas com a luz do Sol a oeste em ângulo oblíquo. Na direita, no amanhecer lunar em PLATO, as sombras são produzidas com a luz do Sol a leste em ângulo oblíquo. Fotos executadas com apenas 1 frame cada por VTOL em ‎27‎ de ‎março‎ de ‎2011, ‏‎05:43:10 e ‎11‎ de ‎novembro‎ de ‎2013, ‏‎22:06:33.

Foto executada com apenas 1 frame em 16‎ de ‎abril‎ de ‎2016, ‏‎18:44:46 (21:44:46 UT). 

Sun

Curiosidades da Gnomônica - ...
Curiosidades da Gnomônica - RELÓGIO DE SOL COM CANHÃO
Curiosidades da Gnomônica - RELÓGIO DE SOL COM CANHÃO Por Nelson Travnik*- nelson-travnik@hotmail.com Nos inúmeros tipos de Relógios de Sol, existe um singular, com poucos exemplares no mundo: ... Leia mais

Curiosidades da Gnomônica - RELÓGIO DE SOL COM CANHÃO Por Nelson Travnik*- ... Leia mais
10/02/2018
Red_moon

Análise Preliminar do Eclipse ...
Análise Preliminar do Eclipse Lunar de 31 de Janeiro de 2018.
Análise Preliminar do Eclipse Lunar de 31 de Janeiro de 2018 Mostra Estratosfera Isenta de Cinzas Vulcânicas Por Helio C. Vital* Além de apreciarmos a beleza encantadora de um eclipse lunar total, existem duas atividades que ... Leia mais

Análise Preliminar do Eclipse Lunar de 31 de Janeiro de 2018 Mostra Estratosfera Isenta de ... Leia mais
10/02/2018
Oba2

OBA - Olimpíada Brasileira de ...
OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.
Veja aqui: http://vaztolentino.com.br/secao/50-OBA-2018

Veja aqui: http://vaztolentino.com.br/secao/50-OBA-2018
01/02/2018
S_o

Blog "Sky and Observers" - Fev / ...
Blog "Sky and Observers" - Fev / 2018.
Caros(as) amigos(as), Neste mês estão publicados no Blog "Sky and Observers" os seguintes assuntos: Eclipse: O eclipse Parcial do Sol em 15 de fevereiro 2018! https://goo.gl/sVK5qa ... Leia mais

Caros(as) amigos(as), Neste mês estão publicados no Blog "Sky and ... Leia mais
01/02/2018