Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
Petavius A: pequena cratera no amplo piso interno de PETAVIUS.
(créditos: Vaz Tolentino.)

Informações sobre a Foto

Petavius A: pequena cratera no amplo piso interno de PETAVIUS.

(créditos: Vaz Tolentino.)

Pequena cratera de impacto Petavius A, localizada no amplo piso interno da grande cratera PETAVIUS:

Petavius A:

A pequena e destacada cratera de impacto de morfologia simples Petavius A, está localizada no piso interno da cratera PETAVIUS (diâmetro: 184 Km, profundidade: 3,4 Km), em seu quadrante sudeste, nas coordenadas selenográficas LAT: 26.0° S e LON: 61.6° E. O piso interno de PETAVIUS caracteriza-se por se amplo, plano e de aspecto relativamente liso, pois foi inundado por volumes de lava basáltica que escaparam por fissuras na crosta lunar no fundo da cratera. As fissuras foram causadas pelo forte impacto do asteroide ou cometa que criou essa enorme cratera. O piso interno também possui um sistema de canais, sendo classificado como “piso fraturado”.

De acordo com o perfil altimétrico do LRO QuickMap, a pequena cratera Petavius A apresenta aproximadamente 6,5 Km de diâmetro e 1,2 Km de profundidade. Essa pequena formação apresenta borda circular e concavidade em formato de “tigela”, com paredes internas lisas e inclinadas, que levam a um pequeno piso curvo. Crateras de morfologia simples geralmente tem sua profundidade cerca de 20% do seu diâmetro. Petavius A, apesar de pequena, é a maior cratera presente no piso interno de PETAVIUS (uma outra pequena cratera, Petavius C (diâmetro: 11 Km) está localizada por sobre a borda sul de PETAVIUS).

Composição: A pequena cratera Petavius A fotografada em voo orbital pela sonda lunar robótica LRO da NASA.

Imagem: O perfil altimétrico SW - NE  da pequena cratera Petavius A - NASA / LRO QuickMap.

Sobre a grande cratera PETAVIUS:

Cratera PETAVIUS:

Diâmetro: 184 Km;

Profundidade: 3,4 Km

Coordenadas Selenográficas: LAT: 25° 18′ 00″ S, LON: 60° 24′ 00″ E.

Período Geológico Lunar: Ímbrico Inicial (Early Imbrian): 3,85 bilhões até cerca de 3,8 bilhões de anos atrás.

Melhor período de observação: 3 dias após a Lua nove ou 2 dias após a Lua cheia.

Quem foi PETAVIUS? Denis Petau (PETAVIUS) foi um jesuíta, teólogo e Astrônomo francês (1583 – 1652). Conhecido como Dionysius PETAVIUS . Defendeu tese de mestre em artes na Universidade de Paris e de teologia em Sorbone. Em 1639 foi ordenado Cardeal em Roma pelo Papa Urban VIII.

A cratera PETAVIUS é uma excepcional formação. Grande cratera de impacto de morfologia complexa e de piso fraturado, localizada próximo da borda sul do Mare FECUNDITATIS e perto do limbo sudeste da Lua. Suas paredes internas largas tem aspecto rugoso e desgastado, são escarpadas, irregulares e estruturadas em terraços (como grandes degraus ou curvas de nível).

PETAVIUS tem profundidade de 3,4 Km e seu piso foi coberto por lava que veio por seu fundo. Possui um complexo central de montanhas com 2 picos principais que atingem mais de 3,15 Km acima da superfície do piso.

Um grande canal inicia sua caminhada próximo da parede interna norte de PETAVIUS e, ainda fino e sinuoso, ele vai por sobre o piso da cratera em direção à montanha central, enquanto aumenta de largura. A partir do centro, já bem largo, ele dá uma guinada para sudoeste, num ângulo descendente em torno de 30o, até atingir de forma retilínea o limite da parede interna sudoeste. Esse grande canal criou-se no passado, quando o piso da cratera foi estufado para cima pela força das lavas e a grande fratura acabou por marcar as bordas das áreas que foram levantadas.

Esse proeminente canal, único representante dessa classe (ligando o pico central de uma grande cratera até sua borda), percorre aproximadamente 48 Km a partir do seu início sinuoso até a montanha central e cerca de mais 80 Km retilineamente da montanha central até a borda sudoeste. Nos pontos mais largos, esse notável canal atinge mais de 5 Km e, nos pontos mais fundos, atinge mais de 600 m. Outros canais menores e comuns também habitam o piso fraturado de PETAVIUS, criando todos eles, um sistema de canais conhecido como Rimae PETAVIUS.

Junto à borda noroeste de PETAVIUS encontra-se a cratera WROTTESLEY (diâmetro: 57 Km, profundidade: 2,3 Km, LAT: 23.9o S e LON:  56.8o E), de menor diâmetro, com suas paredes internas em terraços, ou seja, formando grandes degraus. Ela tem piso plano, rugoso e com a presença de um pico central.

Foto: Lua cheia mostrando a abrangência da próxima foto, enfocando a região da cratera PETAVIUS. Um perfil altimétrico mostrando o complexo central de montanhas e o “corte” do grande canal, também são mostrados. Foto por VTOL e perfil por LRO QuickMap.

Foto: A enorme e proeminente cratera PETAVIUS e o grande canal que corta o seu piso interno. Foto executada por VTOL em ‎10‎ de ‎março‎ de ‎2012, ‏‎00:50:48.

Foto executada com apenas 1 frame em ‎22‎ de ‎maio‎ de ‎2016, ‏‎23:42:52 (02:42:52 UT).

Bo

O Boletim Observe! do mês de ...
O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está ... Leia mais
05/01/2024
Tv

Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo ...
Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo Tavares / BH
Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi possível fotografar o final do evento devido o surgimento de nuvens espessas. Foi utilizado um telescópio Celestron Astromaster LT 80 AZ e filtro ... Leia mais

Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi ... Leia mais
15/10/2023
Jm

Eclipse Solar 14/10:2023 - João ...
Eclipse Solar 14/10:2023 - João Marcos / BH
Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.

Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.
15/10/2023