Informações sobre a Foto
Anne Sheepshanks - a benfeitora britânica e sua cratera na Lua.
Crateras na Lua que homenageiam importantes personalidades femininas da história.
Com os objetivos de homenagear as mulheres no “Dia Internacional da Mulher de 2017” e também, relembrar as trajetórias e histórias de importantes mulheres que estavam à frente de seu tempo, resolvemos publicar uma série de selenofotografias feitas através dos telescópios do VTOL, enfocando um grupo específico de crateras lunares, existentes no hemisfério visível da Lua, que foram nomeadas pela International Astronomical Union (IAU) em honra da memória de certas mulheres, que foram diferenciadas e fantásticas em suas épocas.
Publicações anteriores dessa série:
Mosáico com as fotos das crateras que homenageiam mulheres importantes, presentes no hemisfério visível da Lua:
http://vaztolentino.com.br/imagens/7461-Crateras-que-homenageiam-importantes-MULHERES
Quais são e onde estão localizadas as crateras que homenageiam mulheres importantes, tanto no hemisfério visível, quanto no hemisfério oculto:
http://vaztolentino.com.br/imagens/7462-Magnificas-mulheres-na-Lua
Primeira selenofotografia da série "mulheres fora de série da história", que de alguma forma se destacaram, contribuíram positivamente para o desenvolvimento da ciência e marcaram suas épocas.
Anne Sheepshanks (1789-1876) foi uma benfeitora britânica na área da astronomia.
Anne Sheepshanks era a irmã de Richard Sheepshanks (1794 – 1855, foi editor do Monthly Notices of the Royal Astronomical Society e membro da Royal Society of London), um proeminente astrônomo britânico. Após a morte de Richard, Anne contribuiu com fundos para o Cambridge University Observatory. O dinheiro foi empregado para patrocinar pesquisas astronômicas e para comprar um moderno telescópio fotográfico, que foi nomeado em sua homenagem. A verba doada também foi aplicada para criar e estabelecer a exibição de uma importante coleção de instrumentos astronômicos, conhecida como "Sheepshanks Exhibition", para deixar marcado o legado de sua família. Anne Sheepshanks também foi membro honorário da Royal Astronomical Society.
A cratera SHEEPSHANKS foi nominada pela International Astronomical Union (IAU) em 1935, para homenagear e imortalizar a memória da ilustre benfeitora Anne Sheepshanks. Essa cratera também pussui 3 crateras satélites (Sheepshanks A, Sheepshanks B e Sheepshanks C). A cratera SHEEPSHANKS apresenta diâmetro de 25 Km e profundidade em torno dos 3,85 Km. Localiza-se nas coordenadas selenográficas: LAT: 59.2° N e LON: 016.9° E), junto à borda norte do Mare FRIGORIS, num ponto bastante próximo da cratera C Mayer D (o “mapa do Brasil na Lua" - https://pt.wikipedia.org/wiki/C._Mayer_D_(Cratera)), ficando à apenas cerca de 23 Km ao sul. Os melhores períodos para observação de SHEEPSHANKS são: no sexto dia após à Lua nova ou no quinto dia após à Lua cheia.
Composição: A cratera SHEEPSHANKS fotografada em voo orbital pela sonda lunar robótica americana LRO da NASA.
Foto executada com apenas 1 frame em 11 de abril de 2012, 02:27:56 (05:27:56 UT).