Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
A alunissagem da sonda Chang'e 3 e o desembarque do veículo Yutu.
(créditos: Tolentino.)

Informações sobre a Foto

A alunissagem da sonda Chang'e 3 e o desembarque do veículo Yutu.

(créditos: Tolentino.)

A alunissagem perfeita e suave da sonda chinesa Chang'e 3 e o desembarque do veículo explorador robótico Yutu.

A data e hora oficial do pouso da sonda lunar chinesa Chang'e 3 na superfície poeirenta da Lua foi 14/12/2013, às 13:11:18 UT. A nave Chang'e 3 parece ter desembarcado um pouco a leste da área de alunissagem que estava prevista inicialmente. As coordenadas selenográfica aproximadas do local de alunissagem são: LAT: 44.12°N e LON: 19.51°W. Nessa região estão presentes estrias sinuosas e protuberantes, também definidas como cristas de enrugamento ou ondulações de lava basáltica solidificada, além de minúsculas crateras de impacto. Anteriormente, o local de alunissagem tinha sido definido como sendo no Sinus IRIDUM (baía do Arco-íris).

A sonda Chang’e 3 foi lançada no dia 02 de dezembro de 2013, quando iniciou uma viagem de duas semanas até a superfície lunar. A sonda atingiu a órbita lunar aproximadamente 5 dias depois de seu lançamento, quando começou a se preparar para o pouso. Uma câmera a bordo da sonda Chang’e 3 fez imagens da Lua durante sua descida. A descida da órbita lunar para a superfície durou 12 minutos e foi a etapa mais crítica de toda a missão até então. Pouca poeira de regolito parece ter sido dispersada durante a alunissagem, à medida que o motor do módulo de pouso da sonda Chang’e 3 era cortado logo acima da superfície lunar, tudo de acordo como foi planejado pelos engenheiros e cientistas chineses.

Imagem: o módulo de pouso da sonda lunar chinesa Chang’e 3 estacionado na superfície lunar.

A Chang’e 3 é a terceira missão chinesa para a Lua com esse mesmo nome (Chang’e). As primeiras duas sondas chinesas somente orbitaram o nosso satélite. A alunissagem da sonda Chang’e 3 foi o primeira desde 1976 ( depois de 37 anos), quando na época a sonda Luna 24 da antiga União Soviética fez um pouso suave e depois retornou com  amostras da superfície lunar para a Terra. Também, há 41 anos, em 1972 e nessa mesma data (14 de dezembro), o astronauta americano Gene Cernan, comandante da missão Apollo 17, deu seus últimos passos na superfície da Lua, antes de subir a bordo do módulo lunar "Challenger" e deixar a superfície do satélite para retornar a Terra. Essa foi a última missão com alunissagem executada pela agência espacial americana NASA.

O surgimento atual de um novo interesse pela Lua é um sintoma notório de que nosso satélite natural é um mundo importante para o futuro da Terra. Muitos, em todo o mundo, estavam esperando há décadas por esse momento.

"O pouso lunar da China pode fornecer dados científicos adicionais para as sondas da NASA”, afirmou a NASA num comunicado oficial em 13/12/2013. “Os cientistas estão usando quatro sondas da NASA atualmente para estudar a Lua e essas sondas poderão utilizar os novos dados da sonda chinesa Chang’e 3. Os pesquisadores dos EUA e de outros países estão enxergando essa iniciativa como uma oportunidade para novos avanços científicos que poderiam melhorar os estudos e as observações da atmosfera lunar”, completou a agência americana. O pouso robótico da sonda chinesa aconteceu poucas semanas depois da chegada da sonda LADEE da NASA (Lunar Atmosphere and Dust Environment Explorer), que foi lançada em Setembro de 2013. A LRO da NASA e duas outras sondas norte-americanas chamadas de ARTEMIS (Acceleration, Reconnection, Turbulence and Electrodynamics of Moon’s Interaction with the Sun) continuam suas missões na órbita lunar.

Foto: vista da superfície lunar próxima ao local de alunissagem da sonda chinesa Chang'e 3.

Pouco depois do módulo de pouso da sonda Chang’e 3 alunissar, foram armados os painéis solares vitais, que durante o pouso estavam dobrados, para começar a gerar energia para a sua missão na superfície da Lua. O módulo de pouso liberou através de uma rampa, o explorador robótico instrumental (rover) Yutu, construído para rodar pela superfície empoeirada lunar por 3 meses. O explorador robótico Yutu, de seis rodas, é um veículo movido a energia solar, que foi equipado com câmeras, um braço robótico com instrumentos científicos e um sistema de radar acoplado na sua parte inferior. O veículo explorador Yutu (nome que significa Coelho Jade em chinês) foi nominado em homenagem ao coelho de pelúcia que viaja com a deusa Chang’e até a Lua, numa das passagens da mitologia chinesa.

O módulo de pouso que permanecerá estacionário na superfície lunar e terá como missão realizar observações da Terra, observações astronômicas e observações do veículo explorador Yutu se movendo pela superfície lunar.

Foto: o veículo explorador robótico Yutu após o desembarque, já na superfície lunar.

Parabéns para a China e toda a equipe da missão Chang’e 3 (engenheiros, cientistas, astronautas, etc.)!

Dois veículos exploradores robóticos separados por 43 anos de tecnologia:

Como dissemos, a sonda Chang’e 3 desembarcou na superfície lunar o veículo explorador robótico (rover) chamado de Yutu, que terá como missão explorar cerca de 10 Km na região do Sinus IRIDUM. Porém, o último veículo explorador robótico que desembarcou e rodou na Lua, foi o Lunokhod 2, que viajou 37 Km no piso da cratera Le Monnier. Esse antigo veículo robótico foi desembarcado na superfície lunar pela sonda soviética Luna 21 (Lunik 21), que alunissou em 15 de janeiro de 1973, às 22:35:00 UT. Logo, se você pensava que a era dos veículos exploradores robóticos começou nos anos recentes em Marte, com o Spirit, o Opportunity e o Curiosity, está muito enganado! Tudo começou pela Lua na década de 1970, UAU !!!

Antes, porém, a sonda lunar soviética Luna 17 (Lunik 17) que alunissou em 17 de novembro de 1970, às 03:46:50 UT, nas lavas do Mare IMBRIUM, também próximo do Sinus IRIDUM, porem do lado oeste, também desembarcou um veículo robótico na superfície da Lua. Esse primeiro explorador sobre rodas ficou conhecido como Lunokhod 1. Os dois veículos exploradores (Lunokhod 1 e Yutu) foram desembarcados com cerca de 400 Km de distância entre os dois pontos de alunissagem (Lunokhod 1 a sudoeste do Sinus IRIDUM e Yutu a nordeste do Sinus IRIDUM) e estão separados por 43 anos de tecnologia!

lustração: O antigo veículo explorador robótico Lunokhod 1, que foi desembarcado na Lua pela espaçonave soviética LUNA 17 em 17 de novembro de 1970 e moderno veículo explorador robótico chinês Yutu, que foi desembarcado pela moderna espaçonave Chang'e 3 em 14 de dezembro de 2013 - separados por 43 anos de tecnologia!

Foto executada com apenas 1 frame em  ‎4‎ de ‎março‎ de ‎2012, ‏‎21:42:38.

Carj

CARJ - Meio séculos de olhos ...
CARJ - Meio séculos de olhos voltados para o céu!
Meio século de olhos voltados para o céu: o CARJ completa 50 anos Fundado em 30 de junho de 1976 no Observatório Nacional, o Clube de Astronomia do Rio de Janeiro atravessou décadas difundindo a ciência do ... Leia mais

Meio século de olhos voltados para o céu: o CARJ completa 50 anos Fundado em 30 ... Leia mais
03/06/2026
Carj15

Os 50 anos do tradicional CARJ!
Os 50 anos do tradicional CARJ!
ENFIM, CHEGAMOS AOS 50 ANOS! Bons Céus a todos com muitas novidades para o Clube de Astronomia mais conhecido do Brasil! No dia 30 de Junho, o CARJ (Clube de Astronomia do Rio de Janeiro), completará 50 anos e, para ... Leia mais

ENFIM, CHEGAMOS AOS 50 ANOS! Bons Céus a todos com muitas novidades para o Clube ... Leia mais
02/06/2026
Bo

Boletim Observe! do mês de junho ...
Boletim Observe! do mês de junho de 2026.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de junho de 2026 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição atual ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de junho de 2026 está disponível ... Leia mais
27/05/2026
Bo

"Boletim Observe!" - abril de ...
"Boletim Observe!" - abril de 2025.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de abril de 2025 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de abril de 2025 está ... Leia mais
29/03/2025