Um enorme meteorito é encontrado na China em 16 de julho de 2011 !
Embora o local exato do meteorito recém-encontrado não tenha sido anunciado, sua localização parece ser a região de fronteira montanhosa da província chinesa Xinjiang Uyghur (noroeste da China).
Relatos detalhados sobre uma pedra maciça, de forma estranha e colorida nas remotas Montanhas Altai da província Xinjiang Uygur (no noroeste da China) chamou a atenção do especialista em meteoritos do Planetário de Pequim, Prof. Baolin Zhang. Então, no início deste mês, ele montou uma pequena equipe para verificar a veracidade desses relatos em primeira mão. A trilha até o local foi árdua e fria, envolvendo um jipe alugado, cavalos emprestados, um camelo para atravessar terrenos acidentados e rios gelados.
Na tarde de 16 de julho, depois de atingir uma crista montanhosa com 2.900 m de altitude, Zhang e sua equipe finalmente encontraram o seu objetivo: uma grande pedra marrom-escura, encaixada numa saliência no chão. Levou apenas alguns minutos para o Prof. Zhang perceber o que eles tinham encontrado. "Este é um meteorito de ferro enorme.", exclamou enquanto câmeras registraram a cena.
A equipe do prof. Zhang mediu o meteorito de ferro encontrado naquela região remota e montanhosa. Segundo o Prof. Zhang, o objeto metálico retangular tem uma massa estimada de 25 toneladas ou mais. Esta estimativa baseia-se notamanho da porção aparente do meteorito acima do solo, que possui 2,3m de comprimento e cerca de 1,15m de largura.
Foto: o meteorito encontrado em 16/07/2011 nas montahas da província de Xinjiang Uygur (no noroeste da China).
Este enorme achado poderá ser classificado como um dos maiores meteoritos conhecidos, talvez até superando aquele que é apontado atualmente como recordista da China, o meteorito de ferro Armanty de 28 toneladas, encontrado na mesma região de Xinjiang, em 1898.
Aparentemente, a existência da grande pedra já era bem conhecida entre os nativos montanheses há décadas, pois existiam rabiscos (datados até de 1980), pichações e até marcas de serra que expunham o interior.
Foto: antigos rabiscos e pichações na superfície do meteorito datadas de 1980.
Em seu relatório, o prof. Zhang afirmou: “A superfície é prateada e brilhante e eu posso ver claramente exposta não só a composição do ferro-níquel, mas também as linhas de grade única", chamado de "padrão Widmanstätten", que são comuns entre os meteoritos de ferro.
Curiosamente, o meteorito está preso numa saliência embaixo de uma laje de granito ainda maior e, aparentemente, ambos foram arrastados para seus locais atuais há muito tempo atrás por geleiras. Ainda não está claro quando ou como a nova pedra maciça de Xinjiang será escavado. O antigo meteorito de ferro Armanty, está em exibição na área externa do Museu de Geologia e Mineralogia de Xinjiang.
Foto: Meteorito Armanty, o maior da China e o 4o do mundo (28 ton).
Possívelmente, o novo meteorito de Xinjiang e o antigo Armanty fazem parte da queda de um mesmo objeto. Testes em laboratório revelarão em breve se são irmãos ou corpos independentes que caíram na Terra, vindos do espaço interplanetário.
Fonte: SkyandTelescope.com's Weekly Bulletin.