A sonda espacial Mars Express capta “cicatrizes alongadas” provenientes de impactos na superfície de Marte.
Essas crateras alongadas são provavelmente o resultado dos impactos de, pelo menos, dois corpos na mesma área.
A sonda espacial Mars Express da Agência Espacial Europeia (ESA), retornou novas imagens de uma cratera alongada no hemisfério sul de Marte. Localizado ao sul da bacia de Huygens, essa cratera alongada provavelmente tenha sido esculpida por uma sequência alinhada de corpos que colidiram com o planeta vermelho em um ângulo raso.
Foto: Bacia de Huygens - NASA/JPL-Caltech/Arizona State University.
A grande bacia Huygens tem cerca de 450 Km (280 milhas) de diâmetro e está situada num planalto ou terras altas do sul, repleto de crateras. Nesta área, existem muitas marcas de impactos, mas talvez, nenhuma delas é tão intrigante quanto as crateras alongadas.
Foto: Mars Express da Agência Espacial Europeia (ESA).
Uma destas crateras alongadas é vista na imagem acima (lembra a cratera Schiller na Lua), que abrange uma área (contando com os escombros externos) de 133 por 53 Km (83 por 33 milhas), nas coordenadas 21° S e 55° E. A imagem foi capturada em 4 de agosto de 2010 e os menores objetos distinguíveis pela câmara tem cerca de 15 metros de diâmetro.
Foto: Mars Express da Agência Espacial Europeia (ESA).
Esta cratera, que ainda não tem nome, tem cerca de 78 Km (48 milhas) de comprimento e aproximadamente 10 Km (6 milhas) de largura numa extremidade e 25 Km (16 milhas) na outra, atingindo uma profundidade de 2 km (pouco mais de 1 milha).